Invadidas 600 unidades do “Minha Casa, Minha Vida”
Mais de 600 casas construídas por meio do programa Federal “Minha Casa, Minha Vida”, em Rondonópolis (218 km de Cuiabá), estão ocupadas por invasores.
Ao todo, cinco residenciais foram invadidos: André Maggi, Dona Fiúca, Magnólia, João Moraes e Mathias Neves de Oliveira. A prefeitura informou que Caixa Econômica Federal (CEF) já conseguiu liminares de reintegração de posse na Justiça, que devem ser cumpridas no começo da próxima semana.
A onda de invasões começou no mês passado, quando no dia 25 de abril, mais de mil pessoas invadiram o residencial André Maggi. Segundo o secretário de Habitação de Rondonópolis, Roberto Carlos Carvalho, a ação motivou ainda mais as novas invasões.
Ao Diário, o secretário explicou que o discurso dos invasores é baseado na primeira invasão. “Quando as casas do André Maggi foram invadidas, a Caixa havia dito que ia cadastrar os invasores para que eles entrassem na fila de espera”, explicou Roberto.
Porém, a ideia que se formou é de que as casas seriam asseguradas e garantidas para os invasores. O secretário ainda ressaltou que nenhum invasor tem direito a moradia, conforme manda o Estatuto das Cidades. Além disso, Roberto destacou que as residências ainda não são de responsabilidade do município, já que não foram concluídas e entregues. “Estamos indo nos locais, aconselhando as pessoas que busquem realizar o cadastro, para quem sabe no futuro serem contempladas”, disse.
As casas dos conjuntos habitacionais, em sua grande maioria, já foram direcionadas para a população. “Os moradores já foram selecionados e estão preocupados com a situação. Eles aguardam que tudo seja resolvido e finalizado para realizarem o sonho da casa própria”, lembra. Carvalho ressalta ainda que não há um número exato de casas invadidas, já que muitas pessoas estão temendo a repressão e deixando o local.
Pessoas que já começaram a pagar por suas casas – através do programa Minha Casa Minha Vida – temem ficar sem os imóveis e ainda perder o dinheiro já investido.
Comentários