Gilson Kleina admitiu o fracasso nas alterações táticas que fez no Palmeiras para o clássico deste sábado contra o São Paulo. Depois de modificar o esquema que havia conquistado três vitórias em três jogos, o treinador viu a equipe alviverde ser dominada pelo rival tricolor no Estádio do Morumbi e derrotada por 3 a 0, e reconheceu a parcela de culpa que teve no resultado.
O comandante palmeirense resolveu abdicar do esquema com dois atacantes de ofício, com o qual havia obtido três vitórias em três jogos à frente do time, e resolveu congestionar o meio de campo: foram três volantes (Henrique, Márcio Araújo e Marcos Assunção) e dois meias de ligação (Valdivia e Daniel Carvalho), com somente Hernán Barcos no ataque. Foi neste cenário que o São Paulo foi soberano dentro de campo no primeiro tempo e abriu uma vantagem de 2 a 0 antes do intervalo.
"A estratégia que pensei para ter posse de bola e congestionar o meio de campo não aconteceu. Não tivemos posse de bola, força e velocidade. Isso dificultou muito. No primeiro tempo deu tudo errado, jogamos muito abaixo e tudo conspirou contra. Mas no geral fomos muito abaixo, inclusive eu", reconheceu Gilson Kleina.
O treinador palmeirense tentou salvar a equipe no segundo tempo, quando resgatou o 4-4-2, mas precisou fazer novas alterações depois das contusões do lateral esquerdo Juninho e da expulsão do ala direito Artur - tudo isso com menos de 15 minutos.
"Foi tudo complicando e a equipe perdendo força. Mas fato é que erramos, minha estratégia foi por água abaixo. Não deu certo. Voltamos bem com o Tiago Real e o Luan para o segundo tempo, mas aí vieram os problemas", recordou.
Depois de não ver sucesso com a dupla Daniel Carvalho e Valdivia em campo e apenas um atacante praticamente ilhado entre os zagueiros adversários, Gilson Kleina deve repensar o desenho tático colocado em campo neste sábado. "Eu havia pensado de uma forma, mas não fui correspondido. Só que cabe a mim fazer a reflexão sobre esse esquema, se vai dar certo lá na frente ou não", concluiu.
A derrota por 3 a 0 para o São Paulo manteve o Palmeiras no 18º lugar do Campeonato Brasileiro, com 26 pontos. A equipe volta a campo na próxima quinta-feira, contra o Coritiba, às 21h (de Brasília), na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara.
Comentários