Setor madeireiro de Mato Grosso tem queda de 22% nas vendas
As exportações de produtos madeireiros e moveleiros de Mato Grosso, este ano, continuam decrescentes em comparação com as do ano anterior. No primeiro quadrimestre foram embarcadas 29,025 mil toneladas pelas indústrias do setor, suficientes para gerar receita comercial de US$ 28,582 milhões, conforme informado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Houve recuo de 22,62% no volume físico embarcado e de 9,82% no saldo comercial. Em 2013, de janeiro a abril, foram embarcadas 37,514 mil toneladas de produtos que resultaram no montante de aproximadamente US$ 31 milhões.
O declínio nas vendas para o mercado internacional é resultado da diminuição de matéria-prima, causada pelos atrasos na retirada de madeira dos projetos de manejo florestal sustentável. Com as chuvas se alongando até este mês, muitos empresários não conseguiram explorar as áreas autorizadas, observa a superintendente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), Sílvia Fernandes.
Outra situação que interfere na comercialização é a vigência da Instrução Normativa (IN 21), do Ibama. A superintendente aponta que a medida gera conflitos entre os controles de fiscalização do Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora) e do Documento de Origem Florestal (DOF). O conflito no controle e na fiscalização do trânsito dos produtos acaba resultando em apreensões e retenção de contêineres nos portos.
Comentários