Presidente da OAB recebe homenagem do Instituto dos Advogados de SP
O presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, foi homenageado na sexta-feira (23) pelo Instituto dos Advogados de São Paulo. O almoço, no Jockey Club de São Paulo, reuniu centenas de advogados, juízes e membros de todas as carreiras do Poder Judiciário, além de representantes do Executivo e do Legislativo. Marcus Vinicius recebeu um troféu do Instituto por seus serviços prestados à advocacia e à sociedade brasileira.
“A advocacia brasileira está em festa neste momento em que um instituto centenário como o IASP celebra uma reunião para unir esforços de toda nossa classe em defesa das prerrogativas dos advogados e da valorização da profissão, para que o advogado seja um instrumento do Estado Democrático de Direito, da garantia da estabilidade das instituições da República”, celebrou Marcus Vinicius no evento.
“Este é o papel do advogado: em cada causa que milita, em cada defesa de direito que persevera, na verdade ele está lutando por algo maior, que é a defesa da democracia. Esta união, do IASP com a OAB, deve ser celebrada. É de fato um momento histórico para discussão dos desafios e perspectivas da advocacia”, continuou.
Segundo José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro, presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, são muitas as razões que justificam a homenagem ao presidente da OAB. A primeira seria de cunho histórico, pois a OAB nasceu do IASP, que existe há 140 anos. “Em 1930, há 84 anos, foi criada a Ordem dos Advogados do Brasil. Essa ligação fez com que os Institutos de todo o Brasil permanecessem representados na Ordem. Essa importância histórica é fundamental”, acrescentou.
A segunda razão é a própria trajetória de Marcus Vinicius, “homem de carreira brilhante, conselheiro federal da OAB por quatro mandatos, secretário-geral e, então, presidente”. Trouxe questões fundamentais pra Brasil, quanto a desigualdades, a saúde e o imposto de renda, mas sempre cuidando do advogado. Mais de 90% da sociedade acredita nos advogado como personagem importante do Brasil, assim como na importância da ordem. Temos a missão não só de guardar a lei, mas de ser representantes da sociedade. E Marcus Vinicius tem nos dado orgulho”, celebrou.
A homenagem do IASP ao presidente da OAB contou com a presença de centenas de convidados. Estiveram presentes Ricardo Lewandowski, ministro do STF; Sidnei Beneti e Ricardo Villas Bôas Cueva, ministros do STJ; Fábio Prieto, presidente do TRF-3; Técio Lins e Silva, presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros; Arnaldo Faria de Sá, deputado presidente da Frente Parlamentar da Advocacia; Arnoldo Wald, advogado e jurista; Fernando Fragoso, ex-presidente do IAB; e Luiz Flavio Borges D'Urso, conselheiro federal pela OAB São Paulo.
Comentários