Garotas de 16 anos criam aplicativo contra violência virtual
Um aplicativo feito com o intuito de ajudar garotas vítimas do “Slut Shaming” está entre os dez finalistas de um concurso organizado pela Technovation Brasil.
O aplicativo para celular, chamado "For You", foi idealizado por seis garotas de 16 anos, que moram em Santos-SP. A ideia, como diz o slogan do grupo, é “um aplicativo de celular e um sistema de apoio às vítimas de violência virtual: Se eles usam apps para (tentar) nos humilhar, usamos apps para nos empoderar.”
Leia mais: A história de uma travesti e a trajetória de um trabalhador das Forças Armadas que virou morador de rua são temas de peças no Sesc
Slut Shaming é um termo em ingles usado para denominar o ato de fazer uma mulher se sentir culpada por ter certos comportamentos sexuais que estão fora dos padrões considerados “certos” pela sociedade machista. Por exemplo, ter um grande número de parceiros sexuais, vestir-se de maneira sensual ou enviar fotos sensuais para seus parceiros.
As seis meninas criaram o aplicativo para participar de um campeonato chamado Technovation Challenge, em que garotas do mundo todo participam fazendo um projeto de aplicativo para celular, com a intenção de solucionar um problema de sua comunidade. O problema escolhido pelas garotas foi a violência virtual sofrida pelas mulheres, em especial o vazamento de fotos e vídeos íntimos.
O aplicativo vai funcionar de forma simples: após um cadastro (as informações não serão divulgadas), as meninas podem contar sua história e ler as histórias de outras meninas. Além disso, elas podem conversar em tempo real com as embaixadoras locais do aplicativo, e ler sobre os seus direitos, de acordo com o local onde estão.
Se forem as vencedoras, as garotas Camila Ziron, Estela Machado, Hadassa Mussi, Larissa Rodrigues e Letícia Santos vão receber R$10 mil de financiamento e suporte para o desenvolvimento.
Assita ao video em que as garotas explicam o aplicativo:
Comentários