Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 26 de Maio de 2014 às 11:13

    Imprimir


Marcos Bergamasco/Secom-MT

Enquanto para alguns segmentos econômicos os jogos da Copa do Mundo em Mato Grosso trarão lucratividade, para outros nem tanto. É o caso do setor industrial, que só não terá tamanhos prejuízos devido o Governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Cuiabá terem decretado ponto facultativo durante as partidas. Segundo a Federação da Indústria no Estado de Mato Grosso (Fiemt), a jornada de trabalho na indústria será definida pelas empresas.

Parar por um dia interior traria para a indústria mato-grossense prejuízos imensuráveis, de acordo com o presidente da Fiemt, Jandir Milan. “Se parar um dia inteiro o prejuízo é grande, devido ao custo com energia elétrica e o processo de aquecimento do maquinário, que pode levar até 10 horas para aquecer. O funcionamento das indústrias dependerá das mesmas. Algumas podem parar no horário do jogos”.

De acordo com Milan, se o governo do Estado e a prefeitura de Cuiabá não tivessem decretado ponto facultativo, a situação do setor seria “pior”. “O ano de 2014 tem sido atípico. Foram muitos os feriados seguidos em cinco meses, o que nos fará ter um ano pouco produtivo”. Os feriados sequentes ocorreram em março e abril, Carnaval, Aniversário de Cuiabá, Páscoa e Dia de Tiradentes.

Oportunidade

Apesar dos prejuízos que causará para a indústria mato-grossense, a Copa do Mundo de 2014 traz oportunidade de negócios, salienta Milan. “Estamos organizando reuniões com os países que jogarão aqui. Nosso objetivo é fazer um intercâmbio internacional, ou seja, atrair estes países para investir aqui, bem como trazer tecnologia”.

No dia 16 de maio uma missão japonesa esteve em Cuiabá reunida com o governador Silval Barbosa, além de entidades ligadas a indústria e a produção agropecuária. A Missão Econômica Japão/Mato Grosso contou com a participação de CEOs e executivos de bancos, empresas de seguros, indústrias de alimentos, indústria química e fabricantes de máquinas agrícolas.

2015

O ano de 2014 ainda nem chegou à metade, mas a previsão da economia para 2015 não é a das mais animadoras no Brasil. As perspectivas é de que ela seja baixa no próximo ano. Contudo, mais uma vez as projeções para Mato Grosso são contrárias. “Mato Grosso seguirá crescendo. A produção industrial e agrícola a cada ano crescem. A logística está melhorando, em especial na BR-163 que está quase pronta. Resumindo o Estado se move sozinho”, declara Milan.

Para o presidente da Fiemt, a partir do momento que Mato Grosso possuir uma logística melhor que a verificada hoje haverá mais investimentos. “Mais indústrias virão para cá e a agropecuária deverá crescer mais”.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/395759/visualizar/