Frigorifico JBS em Diamantino continua de greve Os trabalhadores reivindicam melhorias salariais e no vale alimentação; frigorífico já registra perdas
O vereador Márcio Mendes esteve no local ouvindo a classe trabalhadora. Eles estão em greve desde a última quinta (22/05). A unidade do frigorífico da JBS em Diamantino (209 km de Cuiabá) continua nesta segunda-feira (26/05) com parte de seus trabalhadores paralisados e em greve. Eles reivindicam principalmente melhoria salarial e reajuste no vale alimentação. A unidade já sofre perdas com a diminuição da produção.
Parados desde a ultima quinta-feira (22/05). Segundo os líderes do movimento grevista, a paralisação deve permanecer até que a empresa atenda as reivindicações desses trabalhadores.
O representante do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Frigorífica (SINTIAAL), João Sukerê, afirmou que as manifestações são pacificas e têm ganhado adesões pelo convencimento dos trabalhadores da real situação e valores pagos atualmente pela indústria.
O diretor do sindicato também afirmou que em outros frigoríficos, o valor do vale alimentação é de R$ 160,00. Contudo, na JBS em Diamantino, o valor é apenas de R$130,00. E que em função da greve, a indústria cortou a alimentação e o café da manhã dos funcionários grevistas.
Os funcionários que estão paralisados estão recebendo ligações de seus chefes de setores na tentativa de convencê-los a parar o movimento que tende a se intensificar ainda mais até a próxima quarta-feira (28).
Não foi descartada a realização de uma passeata pelas ruas de Diamantino como forma de protesto para demonstrar os valores pagos pelo frigorífico e ganhar a simpatia da população e dos comerciantes locais, sensibilizando-os para situação vivida pelos trabalhadores do frigorífico.
EM OUTRA UNIDADES - O movimento também esta acontecendo na unidade frigorífica da cidade de Juara (680 km da capital), região noroeste de Mato Grosso, e ainda nesta segunda-feira pela manhã, a dirigente sindical Aparecida de Gomes de Azevedo encontra-se detida na Delegacia de Juara. Com ela também foi preso uma representante dos trabalhadores, a senhora Clarice Domingues e outros dois trabalhadores, o sindicato esta providenciando a fiança para o alvará de soltura.
Comentários