Joaquim Barbosa surpreende e anuncia sua aposentadoria do Supremo Tribunal
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, colocou em prática o que ele mesmo vem anunciado de maneira cifrada. Na manhã desta quinta-feira (29), em uma rápida passagem pelo Congresso Nacional, o ministro disse que vai deixar o cargo no próximo mês. Antes do final de seu mandato, em novembro, como já admitiu, o ministro chegou a afirmar que deixaria o cargo.
Segundo Renan Calheiros, o ministro não explicou os motivos de sua decisão, apenas informou que irá se aposentar. A informação é da Agência Brasil.
Barbosa está no comando da Suprema Corte desde novembro de 2012. Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003, ele se destacou no tribunal como relator do processo do mensalão do PT, julgamento que durou um ano e meio e condenou 24 réus, entre eles o ex-ministro José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino. O mandato de Barbosa à frente do tribunal, de dois anos, terminaria somente em novembro deste ano.
De acordo com as informações, a conversa entre os representantes dos dois Poderes durou menos de 30 minutos e Barbosa seguiu para a Câmara dos Deputados sem falar com a imprensa. À pergunta sobre a data da aposentadoria, Barbosa limitou-se a sorrir e afirmou: “Aguardem, aguardem”.
Comentários