Descaso da CAB deixa moradores irados Famílias que residem em rua do Jardim Leblon não suportam mais o odor exalado por uma caixa de drenagem aberta na rua 9 de Janeiro
Moradores de bairros distintos de Cuiabá estão revoltados com a falta de prestação de serviços públicos por parte da CAB Cuiabá e da Secretaria Municipal de Obras. Em um dos casos, famílias que residem na rua 9 de Janeiro, no bairro Jardim Leblon, são obrigadas as conviver com o mal cheiro exalado por uma caixa de drenagem aberta, além do risco de acidentes e do aparecimento de bichos nocivos, como o escorpião.
Contato publicitário, Sebastião Messias dos Santos não sabe mais a quem recorrer. Ele conta que procurou a CAB duas vezes para que fosse dada uma solução para o bueiro estourado em frente à sua residência. Porém, segundo ele, a empresa alega que o problema não é de sua responsabilidade e o repassa para a Secretaria de Obras da capital.
“A CAB diz que é rede fluvial e que não pode fazer nada. Mas, já recorri a funcionários da Secretaria de Obras que arrumavam o asfalto e estes disseram que também não poderiam fazer nada”, lamentou Sebastião Santos.
Segundo ele, o problema já existe há pelo menos seis meses. Nesse período, os moradores próximos convivem diariamente com o forte odor. “Dias desses encontramos até um escorpião dentro de casa e sabe-se lá se não veio da rede de esgoto”, comentou. Tábuas foram colocadas no buraco para evitar acidentes.
Já no bairro Morada do Ouro, o aposentado Carlos Correia Filho decidiu fixar um cartaz cobrando da CAB a retirada de entulhos que foram deixados na calçada após a realização de serviços de canalização na Avenida Djalma Ferreira Mendes. “A empresa quebrou a avenida para fazer o encanamento e deixou o entulho. Já liguei três vezes, em fevereiro, março e abril passado e a empresa só fica protelando, enrolando a gente”, disse.
Conforme Carlos Correia, o volume de terra e detritos era bem maior, mas a chuva levou parte da sujeira para dentro dos bueiros. “A gente paga taxas e impostos e quando precisa não tem esse dinheiro revertido. A gente se sente frustrado diante de uma situação como esta”, acrescentou.
Em nota, a CAB informou que a reclamação sobre o serviço na rua Djalma Ferreira de Souza não é responsabilidade da concessionária. “No local foi realizado recapeamento do pavimento, serviço executado pela Prefeitura (Secretaria de Obras). A CAB não realizou nenhum serviço na rede de água no ponto citado pelo morador”, informou.
Quando ao problema na rua 9 de Janeiro, no Jardim Leblon, a concessionária disse que não há rede coletora de esgoto no local. “No caso trata-se de rede de drenagem de águas pluviais, que recebe indevidamente o esgoto das residências que não possuem fossa séptica e de forma incorreta fazem a ligação do esgoto para a galeria de águas pluviais, ocorrendo a obstrução, uma vez que essa rede não é projetada para a finalidade de esgoto”, alegou.
Segundo a CAB, os serviços de manutenção em rede de drenagem são de atribuição da Secretaria de Obras do município, que, dependendo da situação, solicita auxílio à CAB na cessão de um caminhão hidro-jato apropriado para executar desobstruções de grande porte.
Já a Prefeitura de Cuiabá, por meio da assessoria de imprensa, limitou-se a dizer que a reclamação deve ser feito pelo telefone 3313-3050. Porém, o serviço não é feito imediatamente, mas dentro de um prazo de 72 horas a uma semana.
Comentários