PF combate desmatamento do Cerrado
Uma pessoa foi presa em Mato Grosso durante operação Metástase, que combate desmatamento ilegal do Cerrado, deflagrada ontem (5) pela Polícia Federal (PF). A ação também realizada nos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Tocantins.
O suspeito foi preso no município de Pontal do Araguaia (517 km de Cuiabá). Os dois mandados executados no Estado, um para busca e apreensão e o outro de prisão, foram em Pontal do Araguaia.
A operação foi comandada pela PF de Goiás em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).
Conforme a superintendência da PF, cerca de quatrocentos policiais federais participaram da operação. Foram expedidos 48 mandados de prisão temporária, 46 de busca e apreensão e três de condução coercitiva.
Segundo a assessoria da PF, as investigações mostraram a existência de uma organização criminosa especializada no desmatamento ilegal, na região do Cerrado. Os investigados fraudavam as guias de autorizações emitidas pelos órgãos do governo e realizavam a extração de madeira das áreas.
A madeira era usada, principalmente, para produção de carvão destinado ao abastecimento de fornos de indústrias siderúrgicas no estado de Minas Gerais. Entre os principais investigados estão donos de madeireiras, carvoarias e siderúrgicas.
A operação foi deflagrada no dia do meio ambiente. O cerrado é um dos biomas mais ameaçados do país. Considerado a savana mais rica do mundo, com uma área original de 204 milhões de hectares, já perdeu mais de 60% da vegetação original.
METÁSTASE - Conforme a PF, o nome da operação faz referência à maneira como a quadrilha atuava na exploração da madeira, que como um câncer havia se espalhado por toda a região.
Comentários