MS investe em qualificação para o processamento de couro Em 2013, estado foi o terceiro maior produtor nacional. Curso será oferecido no município de Porto Murtinho.
Em 2013, Mato Grosso do Sul produziu 1,6 milhão de unidades de couro bovino. Segundo dados do Departamento Técnico da Federação de Agricultura e Pecuária do estado (Famasul), foi o terceiro maior fornecedor do país.
Para potencializar este mercado estratégico da pecuária do estado e valorizar a matéria-prima, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar/MS) oferece em Porto Murtinho, em parceria com o Sindicato Rural do município, a capacitação preparo e utilização do couro.
O curso acontece dos dias 9 a 13 de junho, na Fazenda Lucero Porã e ensina como preparar e utilizar o couro na confecção de peças para uso no campo.
De acordo com o instrutor do Senar/MS, Marcelo Godoy, o correto aproveitamento do couro bovino eleva o preço do produto. “A peça de couro seccionada, ou seja, dividida e sem defeitos, pode ser vendida por R$ 1,3 mil em Mato Grosso do Sul”.
O curso tem carga horária de 40 horas e deve capacitar 10 trabalhadores rurais do município.
Comentários