Júlio Müller de prontidão durante Copa
O Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participará de um esforço de retaguarda para eventuais problemas de saúde durante a Copa do Mundo. A iniciativa está ligada à Central de Crise, criada pela Secretaria da Copa (Secopa), e visa garantir à população que estará em Cuiabá, no período do evento, atendimento nos hospitais caso alguma espécie de crise aconteça.
“Estaremos em alerta, porque saúde é um serviço essencial”, antecipa o professor Eduardo De Lamônica, diretor clínico do HUJM, que estará à frente desta ação no Hospital. O professor explica que o HUJM será chamado principalmente caso ocorra alguma epidemia, ou casos ligados à violência a mulher e a criança. “Somos referência se acontecer uma epidemia, ou infecção, por exemplo, porque o HUJM é um centro de referência em infectologia”, acrescenta. O HUJM também será acionado caso ocorra algum acidente em massa.
Para essas possíveis eventualidades, o hospital universitário estará disponibilizando 20 leitos e todos os funcionários do HUJM serão mobilizados para o atendimento às vítimas, conforme explica o diretor clínico. “Essa é uma missão de todos os profissionais de saúde quando acontece um acidente”.
O HUJM passa por um período de preparação, inclusive com modificações na infraestrutura de ambulatórios e reuniões com as equipes, com vistas a atender da melhor maneira caso haja ocorrências.
Comentários