Wellington articula apoio do PR a candidato do PMDB
O PR deve decidir na próxima segunda-feira (9) se apoiará ou não a pré-candidatura ao governo do Estado do ex-juiz Julier Sebastião da Silva (PMDB). A alternativa passou a ser considerada após o grupo de oposição recusar a aliança com os republicanos.
O pré-acordo de apoio foi feito na noite desta quinta-feira (5), durante uma reunião entre Julier e o presidente regional do PR, o deputado federal Wellington Fagundes.
O parlamentar deve apresentar a proposta, em reunião na próxima segunda-feira, aos deputados estaduais da legenda e ao senador em exercício Cidinho dos Santos (PR). A cúpula tomará uma decisão.
A expectativa é que os deputados aceitem a aliança, uma vez, que no início do ano, chegou a ser cogitada a filiação do então juiz federal ao PR.
Naquela ocasião, o responsável pela negociação com Julier foi o deputado estadual Mauro Savi (PR), que representa uma figura de influência sobre os demais parlamentares.
No mês passado, Savi também deu mais uma demonstração de apoio ao ex-juiz, ao convidá-lo para participar de eventos em Sorriso, sua base eleitoral.
A composição com Julier também pode ser benéfica para Wellington Fagundes. Durante o encontro, o deputado já deixou claro que não abre mão de ser candidato ao Senado na chapa.
“Eu continuo com a intenção de disputar o Senado, porque o meu partido me lançou para isso. Mas é preciso conversar com a direção, assim como vamos ouvir a nossa direção e outros partidos a respeito da candidatura do Julier ao governo”, ponderou.
Wellington vem tentando se garantir como candidato ao Senado porque, nesta semana, outras lideranças da base governista se apresentaram para disputar o cargo.
O mais recente deles foi o presidente-licenciado da Famato, Rui Prado (PSD), que, inclusive, discutiu a possibilidade de sua candidatura com o próprio Julier, horas antes da reunião do peemedebista com o deputado republicano.
Em abril, o petista Vicente Vuolo também apresentou interesse no cargo. Sua pré-candidatura consta em resolução do PT estadual. O texto, todavia, ressalta que a prioridade da legenda é a reeleição da presidente Dilma Rousseff.
A própria candidatura de Julier, no entanto, ainda é uma incerteza no grupo governista. Ele disputa a vaga com o ex-vereador Lúdio Cabral (PT) e com o vice-governador Chico Daltro (PSD). (TA)
Comentários