Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 07 de Junho de 2014 às 13:29

    Imprimir


Cinco mil profissionais da área de saúde, entre médicos, enfermeiros, socorristas e sanitaristas, estão a postos para prestar socorro aos torcedores e moradores em Cuiabá durante a Copa do Mundo. O público formado por mato-grossenses, turistas brasileiros e estrangeiros que assistirão aos jogos na Arena Pantanal ou na Fifa Fan Fest contará com os serviços de uma equipe especializada, UTI móveis e postos avançados, preparados para atender até mesmo casos mais graves de urgência e emergência nos 32 dias do Mundial.

A expectativa é que mais de 90% dos casos sejam resolvidos nos locais. O atendimento da Fan Fest será feito entre às 10h e 22h, com o auxílio de 3 ambulâncias e 10 leitos. O do estádio é de responsablidade da Fifa.

Equipes foram capacitadas de acordo com sua área de atendimento e a qualificação abrangeu desde os casos mais simples, de como operar os rádios comunicadores, até operações de extrema complexidade, das formas de abordar vítimas de acidente ou ataque QBRNE (que envolve agentes químicos, biológicos, radiológico ou substâncias nucleares e explosivos). O treinamento para ataque QBRNE, que é inédito em Cuiabá, foi oferecido a 200 médicos, enfermeiros e socorristas, além de membros do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Apesar do Brasil não ter histórico de ataques terroristas, este treinamento é obrigatório em todos os grandes eventos, que envolve imprensa e turistas de várias partes do mundo.

O secretário de Saúde de Mato Grosso, Jorge Lafetá, reforça que a Capital está preparada para receber os turistas e prestar assistência à população. “É um momento festivo e esperamos que não ocorra grandes problemas, mas se acontecer temos profissionais e estrutura preparada para um bom atendimento e nos mobilizaremos para resolver as ocorrências”.

Atendimento de emergência

O Hospital Metropolitano de Várzea Grande será referência para receber os turistas sem planos ou seguro de saúde, e servirá de apoio ao Posto Médico Avançado do Fifa Fan Fest. O Metropolitano também será o responsável para atender os casos excepcionais de vítimas QRBNE e analisar a necessidade de transferência para o Hospital Naval Marcílio Dias ou o Instituto Nacional de Câncer (Inca), localizados no Rio de Janeiro. O Pronto Socorro de Várzea Grande também recebe reforço no corpo médico.

A Policlínica do Verdão fará a retaguarda para a Arena Pantanal durante as partidas. A equipe ganha o reforço de mais dois médicos socorristas. Serão oito no total, que estarão de plantão 24 horas nos dias de jogos. A unidade disponibilizará duas ambulâncias e três leitos completos de UTIs, com um reforço de técnicos e enfermeiros para suprir a demanda das Unidades de Tratamento Intensivo.

Hospitais de atendimentos específicos em Cuiabá auxiliarão nas ocorrências. A Santa Casa fará atendimentos pediátricos; o Hospital Geral Universitário (HGU) auxiliará nos problemas cardiovasculares; o Santa Helena receberá gineco-obstetrícia; o Júlio Müller tratará doenças infectocontagiosas e violência sexual; e casos de traumas serão encaminhados para os Prontos Socorros de Cuiabá e Várzea Grande. O corpo médico do PSVG terá um reforço de mais três clínicos e três pediatras. Os turistas que tiverem planos de saúde poderão ser levados ao Santa Rosa, São Mateus e Jardim Cuiabá, para socorro geral; na Femina para casos ginecológicos e pediatria; e na Amecor para problemas cardíacos, conforme definição do Sindicato dos Estabelecimentos dos Serviços de Saúde de Mato Grosso (Sindessmat).

Os atendimentos de emergência serão prestados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), preparada para o atendimento dos turistas com 220 socorristas e 13 ambulâncias operando 24 horas, além de oito UTIs móveis reservas e uma envelopada exclusiva para atendimento QBRNE, por ser totalmente isolada e não ter o menor risco de contaminação. A Central de Regulação do Samu auxiliará os turistas estrangeiros com a presença de pelo menos um profissional bilíngue no atendimento.

Em casos de incidentes com múltiplas vítimas toda a rede hospitalar será mobilizada, conforme o Plano Estadual de Enfrentamento às Emergências de Saúde Pública, e o Ministério da Saúde disponibilizará a Força Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde) para atendimento emergencial caso necessário. Os leitos de retaguarda hospitalar serão mantidos na Central de Regulação de Urgência e Emergência, com médicos e enfermeiros supervisores.

Ações de saúde

Uma série de ações de prevenção, promoção e vigilância foram realizadas pela Câmara Temática de Saúde, constituída para a Copa do Mundo e formada por representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), das prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa/MT) e de Conselhos de Classes e sindicatos da área.

Segundo informações da Câmara Temática, as ações de prevenção são voltadas para o controle de acidentes de causa externa causados pelo trânsito e violência, e para o combate de doenças infectocontagiosas, principalmente o vírus H1N1 e a dengue. As de promoção envolvem programações educativas em escolas e parques, enaltecendo as práticas saudáveis e sua relação com o esporte. Já a vigilância orienta a rede hoteleira e de alimentação, o controle da dengue e doenças respiratórias e o monitoramento das demandas de atendimento médico nos pronto atendimentos e de internações hospitalares para a rede de assistência pública e privada de Cuiabá e Várzea Grande.

Dentro da ação de vigilância, os restaurantes passaram por uma categorização, com marcações dos selos de A a C. A operação foi coordenada pela Anvisa, que classificou os serviços de alimentação com base em um instrumento de avaliação que prioriza os aspectos de higiene com maior impacto para a saúde. O programa aconselha que os turistas procurem os estabelecimentos letra ‘A’, que tem uma maior qualidade sanitária. Todos deverão expor a sua nota em um local de fácil visualização e a lista completa estará disponível no endereço: www.anvisa.gov.br/hotsite/hotsite_categorizacao/index.html

Também são distribuídos 120 mil exemplares do Guia do Expectador, uma cartilha de bolso que orienta os turistas nos idiomas português, inglês e espanhol com endereços da rede de assistência de saúde em Cuiabá e Várzea Grande, e dicas saudáveis. O guia traz informações úteis sobre segurança e ajuda a localizar os pontos turísticos mais procurados, além de uma lista com os telefones de órgãos essenciais na capital mato-grossense. O material está disponível em lugares de amplo acesso como hotéis, restaurantes, aeroporto e rodoviária e pode ser acessado pela internet, no www.guiadoespectadorcuiaba.com.br

Todas as cidades-sede contarão com Centros Integrados de Operações Conjuntas de Saúde (Ciocs) que estarão em contato direto com o centro nacional, coordenado pelo Ministério da Saúde. A Sala de Crise operará 24 horas durante o evento e contará com representantes das secretarias municipais e estadual de Saúde, que serão responsáveis em analisar as ocorrências diárias de atendimento, prever as situações de riscos e tomar decisões para casos de emergência de saúde pública, como, por exemplo, surtos de diarreia ou um acidente com múltiplas vítimas. Um técnico cedido pelo Governo Federal fará a ligação entre a Sala de Crise de Cuiabá com a Central Nacional, com o envio de boletins diários das ocorrências durante os jogos. O relacionamento com a imprensa também será feito por meio da Central, que manterá um profissional do setor de Recursos Humanos para fazer este contato.

Telefones úteis

Defesa do Consumidor - Procon: 151

Polícia Militar: 190

Polícia Rodoviária Federal: 191

Polícia Federal: 194

Polícia Civil: 181 e 197

Ambulância - SAMU: 192

Bombeiros: 193

Defesa Civil Estadual: (65) 3613-8400

Vigilância Sanitária - Anvisa: (65) 3613-5370

Delegacia do Turista: (65) 3901-4809

Aeroporto: (65) 3614-2500

Trânsito e Transporte de Cuiabá: 118





Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/396718/visualizar/