Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Sábado - 07 de Junho de 2014 às 21:58

    Imprimir


Investigação da Polícia aponta superfaturamento em compra; fornecedora é presa
Investigação da Polícia aponta superfaturamento em compra; fornecedora é presa

Servidores da Prefeitura de Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá) e uma fornecedora de produtos ao Município foram presos pela Polícia Judiciária Civil, no final da tarde de sexta-feira (6).

Entre os presos, estão o empresário Joel Santos, irmão do prefeito José Souza Neves (PSDB), e a empresária Miraci Teles.

A Polícia não divulgou os nomes dos servidores presos, mas sabe-se que são ligados ao setor de licitações da Prefeitura.

As prisões se deram em cumprimento de mandados de prisão preventiva expedidos pela juíza da 1ª Vara do Município, Silvia Renata Anffe Souza.

A operação foi realizada pela Delegacia de Chapada dos Guimarães, com o apoio da Delegacia de Polícia Fazendária.

Os agentes policiais também realizaram buscas na Secretaria Municipal de Finanças, onde foram apreendidos oito computadores e vários documentos.

As investigações conduzidas pelas duas delegacias apontam fraudes no uso de notas fiscais superfaturadas, para pagamento de produtos alimentícios e de limpeza, que eram adquiridos pela Prefeitura.

Esquema

Segundo as informações, o suposto esquema era comandado pelos servidores, em conjunto com a fornecedora, e consistia na emissão de notas fiscais em valores altíssimos para pagamento de produtos, que eram entregues em pequenas quantidades.

De março de 2013 a fevereiro de 2014, foi totalizado o montante de mais de R$ 600 mil em notas superfaturadas e valores empenhados.

A fraude ocorreu na gestão do prefeito José Neves, que está afastado do cargo por decisão da Justiça .

De acordo com as investigações, as notas relacionam "quantidades consideradas absurdas", como a compra de 17 toneladas de arroz e 25 mil litros de detergente.

Os pagamentos foram feitos pela Prefeitura, mas, segundo a Polícia, foram encontrados poucos itens nos depósitos municipais.

Os presos vão responder pelos crimes de peculato, corrupção ativa, crime contra ordem tributária e quadrilha.

Todos foram transferidos para Cuiabá e ficarão no Centro de Detenção Provisória.

Prefeito afastado

No dia 9 de maio passado, o prefeito de Chapada dos Guimarães, José de Souza Neves, foi afastado do cargo por decisão da Justiça.

O prazo de afastamento é de 90 dias e o prefeito também teve decretada a indisponibilidade dos bens no valor de R$ 2 milhões.

A decisão é da juíza Sílvia Renata Anffe, da 1ª Vara Cível do Município.

Neves é acusado pelo Ministério Público Estadual de prática de atos irregulares na contratação de empresas para o transporte escolar de Chapada.

Além do prefeito, também respondem a ação o secretário municipal de Administração, Aurelino Monteiro Caldas, e as empresas R.N. Costa Santos Transportes, Elson Mamoré, Erlan de Souza, Transrodex Transportes Ltda., Claudio Luciano de Mendonça, Elijack Tansportes e Serviços Ltda, Carmerindo Pinheiro de Souza Mamoré, Geson Benedito da Silva-ME e Reyneer Tour Ltda.





Fonte: Mídia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/396756/visualizar/