Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 09 de Junho de 2014 às 08:18

    Imprimir


Nos dias de jogos da seleção brasileira e, também, nos dias em que houver partidas na Capital, o comércio local decretará "ponto facultativo”. Conforme explica o advogado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Otacílio Peron. “Ponto facultativo” é referente à regulamentação de órgãos públicos. “No caso dos lojistas, empresas do comércio em geral e de outros segmentos, dispensar funcionários mais cedo é mera liberalidade dos empresários, podendo estes tomarem a decisão que acharem mais apropriada neste contexto”, afirmou.

Sobre os dias de jogos realizados na capital mato-grossense, a avaliação de cada empresário seguirá o observado nas ruas, em termos de fluxo de pessoas circulando e que signifiquem potenciais consumidores. A cidade estará cheia de turistas, os órgãos públicos liberarão aos seus funcionários na metade do expediente, e nem todos vão assistir aos jogos no estádio, portanto existe a possibilidade de pessoas irem às compras.

Alguns lojistas, em levantamento no centro histórico da cidade, disseram que nos dias de jogos na capital mato-grossense vão manter expediente normal, outros fecharão entre 15h e 17h, havendo a alternativa da dispensa dos que compraram ingressos, sendo as horas/trabalho acordadas para reposição em outros dias. Na opinião de Célio Fernandes, vice-presidente da CDL Cuiabá, a maioria manterá expediente normal, principalmente por que “os jogos em Cuiabá acontecerão às 18h e apenas um às 16h, além de não serem do time do Brasil”, disse.

No caso dos dias de jogos da seleção brasileira é tradicional a redução significativa de pessoas nas ruas ou interessadas em compras, havendo mobilização maior das famílias em reuniões de frente a televisão para a torcida organizada na sala de casa ou no bar com os amigos. Nestas datas os planos dos lojistas do centro da cidade, também, são diversos, alguns empresários autorizarão funcionários a assistirem aos jogos com as portas abertas, outros fecharão as lojas durante o jogo, mantendo os funcionários na empresa reunidos e, depois reabrirão as portas se notarem fluxo de pessoas. Mas, o horário das partidas, início e final de tarde, favorece a dispensa antecipada para alguns tipos de empresas – os jogos dos dias 12 e 17 começarão respectivamente às 17h e 16h.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/396821/visualizar/