Turistas que cometerem crime em Cuiabá durante Copa, terão tratamento especial
Por recomendação da Fifa e como regra na Lei Geral da Copa, os turistas que vierem a Cuiabá para assistir aos jogos do Mundial 2014, deverão receber tratamento diferenciado da polícia, no caso de ter cometido algum crime. Foi o que deixou claro a Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista que já está em funcionamento, em anexo ao primeiro departamento de Polícia Judiciária, na avenida Prainha.
A unidade da Especializada em Atendimento ao Turista, que conta com 40 investigadores bílingues, vai atuar em plantões de 24 horas por dia para atender aos visitantes estrangeiros. Alguns destes policiais estão capacitados em até quatro idioma, incluindo o espanhol, inglês e japonês. A determinação é oferecer suporte rápido aos visitantes que já estão desembarcando na capital. Cuiabá deve receber este mês, aproximadamente 120 mil turistas, dos quais, 40 mil estrangeiros.
Responsável pela Central do Turista, a delegada Ana Cristina Feldner, garantiu protocolo diferenciado para os estrangeiros. Ela explicou que "tudo que envolver o turista como vítima, o primeiro atendimento será nosso. E quando ocorrer o caso de o turista ser indiciado ou suspeito, haverá um suporte especial que inclui comunicação com consulado e embaixada".
O delegado geral da Polícia Civil em Mato Grosso, Anderson Garcia, informou ainda que os turistas e toda a população podem contar ainda com a delegacia virtual (www.pjc.mt.gov.br) para agilizar o atendimento em três línguas (português, espanhol e inglês). Segundo ele, para atendimento ao turista estrangeiro, haverá um policial intérprete para dar suporte.
Durante a Copa, a Central ainda distribuirá o "Guia da Segurança", uma cartilha – com versões em português, inglês e espanhol – com telefones úteis e orientações diversas sobre alguns cuidados e condutas a se adotar, como forma de prevenção a atos criminosos. O Guia na versão digital está disponível nos sites da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (www.sesp.mt.gov.br) e da PJC (www.pjc.mt.gov.br), para consulta. O material impresso também será ofertado no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, rodoviária, hotéis, pontos turísticos e nas unidades policiais que atuarão diretamente com o turista nacional e estrangeiro.
Comentários