Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 09 de Junho de 2014 às 22:47

    Imprimir


A paralisação dos servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística continua parcial e atingiu 19 Unidades Estaduais, além das Unidades Sede, Parada de Lucas, Canabarro e Chile, no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pelo IBGE, na tarde desta segunda-feira (9). De acordo com o sistema eletrônico do órgão, cerca de 24% dos trabalhadores não compareceram ao local de trabalho em todo o país.

A adesão ocorreu nos estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Acre, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rondônia e Distrito Federal, informou o órgão. No entanto, o calendário de divulgação está mantido.

Liminar

Uma liminar concedida pela Ministra Assusete Magalhães, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou que 70% dos servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) continuem trabalhando em cada unidade da instituição durante os dias de greve. Em caso de descumprimento, o sindicato nacional (ASSIBGE) pode pagar multa diária de R$ 100 mil.

Segundo a diretora-executiva do ASSIBGE-SN, Ana Magni, a notificação chegou na tarde de quinta-feira (5) e o departamento jurídico da entidade irá recorrer dentro do prazo estabelecido. A categoria aderiu à greve no dia 26 de maio.

"Consideramos muito estranho a direção do IBGE entrar com este pedido de liminar pedindo a limitação de 70% da categoria trabalhando, uma vez que ela mesma vinha informando à imprensa a caracterização de que a greve era fraca, com adesão de 12%, depois 18%, avançando para 22% e chegando, agora, a 24%", declarou nesta segunda-feira (9).

Ainda de acordo com ela, a greve permanece forte em 24 de 32 núcleos sindicais. "Estamos fazendo articulações em Brasília para abertura de negociações. Estaremos protocolando novamente pedido de reunião com o MPOG [Ministério do Planejamento] e com a presidência do IBGE, pois eles ainda não responderam pedido anterior. E, ao mesmo tempo, fortalecendo a mobilização da categoria", completou Magni.

Uma nova assembleia é prevista para esta terça-feira (10) no Rio de Janeiro, e durante a semana nos demais núcleos no Brasil.

Decisão

A decisão do STJ foi tomada nesta quarta-feira (4), após pedido feito pelo IBGE e apresentado pela Procuradoria Geral Federal. Segundo o instituto, ele foi feito para "assegurar a manutenção das atividades essenciais geocientíficas e estatísticas, indispensáveis ao atendimento da sociedade".

Ainda de acordo com o IBGE, o “contingente mínimo de 70% é fundamental para assegurar a manutenção dessas atividades, em virtude da complexidade da produção em todos os seus níveis, que envolve a coleta de dados em campo, codificação, transmissão, processamento e armazenamento, análise e validação para disseminação dos resultados finais para os cidadãos”.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/396867/visualizar/