Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 10 de Junho de 2014 às 08:17

    Imprimir


Às portas do jogo de estreia da Copa do Mundo, as ruas e bares da Grande Cuiabá têm sido tomadas por turistas estrangeiros. Eles desembarcam na Capital de todas as formas: carro, avião, ônibus e até mesmo de bicicleta.

Ouvir pessoas conversando em idiomas desconhecidos já se tornou uma rotina dos cuiabanos nos últimos dias. De todos os visitantes, os que mais se destacam são os chilenos, não só pela alegria, mas também pela quantidade. Segundo o Ministério do Turismo, mais de 20 mil chilenos são esperados em Cuiabá para esta semana.

O jornalista Cristian Guerra, de 33 anos, pedalou mais 4 mil km para poder assistir a estreia da seleção chilena, na Arena Pantanal contra a Austrália, na próxima sexta-feira (13). Ele saiu pedalando de San Pedro de Atacama, em janeiro e chegou a Cuiabá em maio.

Cristian contou que teve que pedir uma licença não remunerada da Prefeitura de San Pedro de Atacama, local onde trabalha, para poder realizar o sonho. Mas, ele também contou com o apoio da noiva Chimy e da família para chegar até Cuiabá.

Entre as coisas positivas que ele relatou estão a receptividade e espírito acolhedor dos cuiabanos. Ele chegou no dia 26 de maio, e se hospedou em um hostel no Centro. Para poder se manter passou a trabalhar no local.

A receptividade e a alegria foram também os pontos destacados pela dupla de viajantes Rodolfo Guerra, de 43 anos, e Antonieta de Calle, de 32 anos. Os dois dirigiram uma van por dois meses para percorrer a distancia de Santigo, capital do Chile, até Cuiabá. O casal também trouxe sua cadela de estimação. A golden, Carla, de sete anos.

O número de chilenos é tão grande na Capital que o trio se encontrou por acaso em Chapada dos Guimarães (68 km de Cuiabá). Rapidamente, eles também fizeram amizade com Antônio Ruiz, de 26 anos, e Ricardo Leon, de 42 anos, que vieram de avião de Santiago.

Apesar da receptividade, o quinteto reclamou muito do trânsito “cortado” de Cuiabá e do excesso de obras inacabadas na Capital. E nem mesmo o dicionário tem ajudado com a falta de sinalização bilíngue da cidade.

Na próxima quinta-feira (12), dia de estreia do Brasil na Copa, a comunidade chilena marcou um “futebol de rua”, a partir das 11h da manhã, na quadra da Praça Popular, em Cuiabá. “A ideia é fazer uma interação entre chilenos e cuiabanos”.

A chegada dos turistas não traz apenas boas experiências e recordações. Na última segunda-feira (9), uma professora universitária sofreu assédio de um grupo de torcedores no estacionamento do Shopping Pantanal. Em sua rede social, Ana Helena Paroli, de 40 anos, relatou foi abordada por um grupo de oito torcedores chilenos.

Segundo ela, o grupo começou a gritar e cantar músicas em sua direção. Em um determinado momento, um dos torcedores foi até a professora, puxou-a pelo braço e disse ‘venha conhecer um chileno de verdade, vamos nos divertir’. Ela conseguiu se desvenciliar e foi atrás dos seguranças, porém, quando voltou, o grupo não estava mais no local. 





Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/396877/visualizar/