Sequenciamento completo do genoma do eucalipto é concluído
O sequenciamento completo do genoma do eucalipto, primeiro projeto co-liderado pelo Brasil, será publicado na edição do dia 19 de junho da revista britânica Nature (número 7.505), uma das mais importantes do mundo em divulgação científica. A decodificação da sequência completa do genoma do eucalipto resultou na identificação de todos os 36 mil genes da árvore, quase o dobro dos genes encontrados no genoma humano, informa a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
O projeto, iniciado em 2008 pela rede internacional Eucalyptus Genome Network (Eucagen), foi liderado por cientistas de três países: Alexander Myburg, da Universidade de Pretória (África do Sul); Dario Grattapaglia, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasil), e Gerald Tuskan, do Joint Genome Institute (JGI), do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE).
O estudo teve, ainda, a participação de mais de 80 cientistas de 30 instituições em nove países. Do Brasil, além da liderança da Embrapa, fizeram também parte do projeto pesquisadores da Universidade Católica de Brasília, Universidade de Brasília, Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
'Existem muitos mitos equivocados sobre o eucalipto. O eucalipto, na verdade, tem uma tripla função altamente benéfica para o meio ambiente, sequestra carbono da atmosfera, é fonte eficiente e sustentável de produção de biomassa lenhosa e contribui para a recuperação de áreas degradadas. Hoje, 100% do papel e das centenas de produtos à base de fibra de celulose vêm de florestas plantadas. Além disso, o eucalipto é a base de uma ampla cadeia produtiva que emprega centenas de milhares de pessoas em todo o país e é fonte de renda em pequenas, médias e grandes propriedades rurais, sem exceção' afirma o pesquisador da Embrapa, Dario Grattapaglia, que foi o idealizador e coordenador da Rede Brasileira de Pesquisa do Genoma de Eucalyptus (Genolyptus), que acelerou a montagem final do genoma.
De acordo com a Embrapa, a área cultivada com eucalipto no planeta é estimada em pouco mais de 20 milhões de hectares. É a árvore folhosa mais plantada no mundo, sendo que o Brasil cultiva cerca de 5 milhões de hectares e tem as maiores produtividades mundiais, derivadas de muita tecnologia silvícola e genética superior inteiramente desenvolvidas no País. No Brasil, o eucalipto, como matéria-prima da indústria, é responsável por cerca de 2% do PIB e figura entre os principais produtos na pauta de exportação com uma contribuição de US$ 6 bilhões por ano e geração de mais de 2 milhões de empregos diretos e indiretos. O artigo pode ser lido na íntegra na versão on line da revista Nature www.nature.com.
Comentários