Uma expedição científica realizada na ilha de Bornéu, na parte pertencente à Malásia, encontrou ao menos 160 novas espécies de animais e vegetais, além de recolher cerca de 3.500 amostras de DNA de 1.400 diferentes animais e vegetais, segundo informações da organização de pesquisa Naturalis, da Holanda.
Organizada por biólogos da Holanda e da Malásia, a comitiva de pesquisadores vasculhou a região do Monte Kinabalu, o mais alto da Malásia. Eles encontraram novas espécies de besouros, percevejos, mariposas, além de plantas.
De acordo com o pesquisador Menno Schilthuizen, da Naturalis, a partir das amostras de DNA será possível montar as árvores genealógicas dos seres vivos daquela região. A intenção é saber qual a relação dessas espécies que vivem na montanha com outros exemplares existentes na ilha. Isso, segundo o biólogo, vai responder perguntas sobre a evolução de animais e plantas.
Com 4.095 metros de altitude, o Monte Kinabalu é considerado a terceira maior montanha do sudoeste da Ásia, além de já ter sido classificado como patrimônio mundial pela Unesco.
Para ler mais notícias do Globo Natureza, clique em g1.globo.com/natureza. Siga também o Globo Natureza no Twitter.
Animal que lembra uma centopeia também foi encontrado no Monte Kinabalu, na Malásia (Foto: Joris Van Alphen/Naturalis)
Imagem do Monte Kinabalu, onde cientistas da Holanda e da Malásia fizeram expedição e encontraram 160 novas espécies de animais e vegetais (Foto: Divulgação/Naturalis)
Comentários