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Sábado - 14 de Junho de 2014 às 12:55

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Davi Valle/RD News

Com dois anos de atraso, a Trincheira Jurumirin/Trabalhadores é uma das obras que tiveram o ritmo acelerado por causa do início da Copa. O mutirão permitiu que a obra fosse parcialmente liberada na última quarta (11), mas ainda há muito o que fazer. Os trabalhos começaram em abril de 2012 ao custo de R$ 39,3 milhões e previsão de conclusão para 360 dias. No entanto, mais de 720 dias se passaram e o cenário ainda é de um verdadeiro canteiro de obras. Para completar, o projeto já teve cerca de R$ 7,3 milhões em aditivos.

“Só tenho medo do que vai acontecer depois da Copa”, afirma a técnica de enfermagem, Wanessa Cristina Carvalho, que passa pela trincheira diariamente. “Não acredito que essa obra vai ficar pronta porque estão demorando demais e agora o que estão fazendo é só uma maquiagem”, diz. Acredita ainda que o tempo e o investimento gastos deveriam ter sido aplicados em outras áreas. “Enquanto isso falta médicos nas unidades de saúde, ontem mesmo vivi essa situação e estão deixando a desejar”, conta.

A sinalização também é algo que incomoda os condutores que passam pelo local. “A obra é boa, mas agora está difícil por conta dos desvios e falta de placas”, relata o motorista Wilson Vicente. Por outro lado, garante que antes da “maquiagem” a situação estava pior, mas que “agora é muito tarde para acelerar uma obra que já deveria estar pronta”.

O empresário Douglas Filho tem uma loja de manutenção de veículos em frente à trincheira e assegura que, além dos prejuízos que teve em seu estabelecimento, viu os trabalhos paralisarem por diversas vezes. “Ouvi dizer que foi devido a problemas entre a empreiteira e o Governo, daí tiraram as máquinas daqui e chegou a ficar paralisado por uma, duas semanas, algumas vezes”, lembra.

Diante da situação caótica e atraso na finalização dos trabalhos, Douglas diz que o que resta é acreditar que a obra será finalizada e o trânsito será, enfim, melhorado. “Momentaneamente já vai facilitar com liberação das vias. No mais, ficamos na expectativa de que a obra ficará ‘show’ quando terminar”, diz.

De acordo com a Secopa, a nova previsão de conclusão trabalhada pelo Consórcio Sobelltar, responsável pelo cumprimento do projeto, é agosto. A execução das lajes em balanço e das lajes da rotatória foi terminada e o foco dos operários agora é o serviço de terraplanagem que está sendo feito dentro da grande trincheira e a pavimentação das pistas que envolvem a estrutura.

A Trincheira Jurumirim/Trabalhadores possui 915 metros de extensão e é a maior de todas. Abrigará o trecho antes da Avenida dos Trabalhadores (Avenida Dante de Oliveira) até depois do cruzamento da Avenida Jurumirim (Avenida Gonçalo Antunes de Barros), próximo ao viaduto da Avenida do CPA. A obra abrange o pacote de intervenções de travessia urbana, resultado de convênio entre o governo do estado e Dnit.





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