Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 15 de Junho de 2014 às 08:21

    Imprimir


A vacina contra a gripe A (H1N1) está em falta em algumas unidades de saúde de Cuiabá desde a última quarta-feira, véspera dos feriados decretados nos órgãos públicos por causa do início dos jogos da Copa do Mundo.

Nesses locais, a vacinação deve ser retomada na segunda-feira, 16, conforme a Secretaria Municipal de Saúde. Isso porque, os dois últimos dias da segunda prorrogação da campanha de imunização caíram no fim de semana (sábado e domingo).

De acordo com dados do ‘vacinômetro’ do Ministério da Saúde, um mecanismo de atualização continua, Cuiabá é uma das cidades mato-grossenses que apresentam os mais baixos índices de vacinação.

Aqui, menos de 70% das pessoas dos grupos definidos como prioritários(idosos com 60 anos ou mais, crianças com idade entre seis meses e quatro anos, gestantes, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, indígenas) compareceram nos postos de vacinação.

As gestantes estão no topo da lista daqueles que deveriam ser imunizados e ainda resistem à vacina. Conforme a estatística do Ministério, apenas 3.991 grávidas foram vacinadas até agora, o que representa menos de 55% da meta estabelecida.

Logo acima aparecem as crianças, que dependem dos pais ou responsáveis para receberem a dose que as protegerão contra o vírus da gripe. Até ontem, 23.795 haviam sido vacinadas, que corresponde a 60% da meta.

Em Barra do Bugres, município há 170 quilômetros de Cuiabá, a prefeitura está fazendo um chamamento geral na cidade. Lá, a exemplo de Cuiabá, a meta não foi alcançada durante o período normal da campanha, que teve de ser prorrogada.

A coordenadora de Vigilância em Saúde de Barra do Bugres, Mara Souza, informou que a meta preconizada para o município é a de vacinar 6.590 pessoas, entretanto até esta quinta-feira (12), ainda faltavam vacinar quase 10% do público-alvo, o que representa mais de 600 pessoas.

Entretanto, alguns municípios ultrapassaram a meta de 80%. Esse é o caso de Rondonópolis(230 km de Cuiabá), que imunizou 90% das pessoas em praticamente todas as faixas definidas como prioritárias.

Sinop (500 km de Cuiabá), também atingiu 90%, com exceção das gestantes, cujo índice não chegou a 70% do preconizado pelo Ministério da Saúde.

ESTATÍSTICAS - Este ano, as notificações de mortes causadas pelo vírus da gripe A, entre janeiro e seis de junho, já superou o índice de 2013. Treze pessoas morreram em 2014, enquanto ano passado, entre janeiro e dezembro, ocorreram 11 óbitos, conforme comparação de dados da Secretaria Estadual de Saúde(SES).

Cuiabá registrou mais mortes, quatro. Os outros óbitos aconteceram em Rosário Oeste, Várzea Grande, Tapurah, Jaciara, Guarantã do Norte, Rondonópolis(duas mortes), Tangará da Serra e Lucas do Rio Verde. Três casos suspeitos registrados em Várzea Grande, Rondonópolis e Tabaporã estão sob investigação laboratorial.





Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/397144/visualizar/