Aplicativo ajuda a denunciar exploração contra os menores Em 2012 foram 22.326 registros de violência sexual contra menores
Desenvolvido pela Unicef, o aplicativo Proteja Brasil ajuda os usuários a identificar e denunciar violações de direitos contra crianças e adolescentes e podem ser baixados pelo Google Play e pela App Store. A qualificação profissional das vítimas de exploração sexual também é uma das ações.
O Ministério da Saúde apresentou dados apurados no Sistema de Vigilância de Violência. Em 2012, por exemplo, foram 22.326 registros de violência sexual, sendo 7.490 casos de crianças até nove anos e 9.846 de adolescentes entre 9 a 16 anos. Baseado nessas estatísticas, Municípios e núcleos de atuação receberam reforço para orientar a todos durante a Copa.
DEBATES
Durante os três últimos meses, foram realizados encontros de mobilização nacional contra a exploração sexual de crianças e adolescentes nas cidades-sedes da Copa do Mundo. No total, cerca de 1,5 mil pessoas participaram do ciclo de debates. A partir do segundo semestre as palestras chegam às demais capitais do país.
Na oportunidade, foi compartilhado o Manual do Multiplicador, uma publicação que orienta gestores e demais entidades a perpetuar as informações, o que contribui para atingir uma das principais metas da agenda de convergência do governo.
O Ministério do Turismo divulgou na quinta-feira, 12 de junho, o balanço dos encontros. “Pela primeira vez o tema foi discutido em âmbito nacional”, diz o coordenador geral de Proteção à Infância, Adelino Neto. Participaram dos encontros guias de turismo, agentes de saúde, estudantes, policiais, educadores, representantes de organizações, empresários de hotéis, bares e restaurantes, entre outros.
Comentários