Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 16 de Junho de 2014 às 07:21

    Imprimir


Conhecimento técnico é o maior entrave da ovinocultura em Mato Grosso

A falta de conhecimento técnico, cultura e organização são os maiores entraves para o desenvolvimento da ovinocultura em Mato Grosso. Hoje, o Estado conta com um rebanho ovino de mais de um milhão de cabeças, das quais aproximadamente 30% são matrizes.

Até o ano passado Mato Grosso possuía em torno de três mil criadores de ovinos. Estima-se que o Brasil possua um rebanho de 17,7 milhões de cabeças de ovinos. O maior criador do país é o Rio Grande do Sul.

“A cadeia da ovinocultura cresce a passos lentos em Mato Grosso, por não ser uma tradição aqui. Além disso, há a dificuldade dela não ter conseguido ainda se organizar”, comenta o secretário da Associação Mato-grossense dos Criadores de Ovinos (Ovinomat), Hernandes Piccoli.

Segundo Hernandes, os ovinos se adaptam facilmente ao clima mato-grossense. “Todo o Estado tem criadores, mas são poucos os que encaram a criação com profissão e rentabilidade”.

Hernandes e seu pai Nelson Piccoli criam em Sorriso 2.500 cabeças de ovinos das raças Santa Inês, Dorper, Lacaune, White Dorper e Texel. “A maior dificuldade para a ovinocultura avançar em Mato Grosso é quanto ao conhecimento do procedimento correto de se criar o cordeiro. Não dá para criar apenas no pasto. É preciso uma padronização da carne, da venda e de frigoríficos de ovinos, que hoje temos apenas um e ainda terceirizado”, salienta Nelson.

Hoje, conforme Nelson, o quilo do ovino vivo posto a venda sai a R$ 6.


(Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar)

Frigoríficos

A instalação de um ou mais frigoríficos, na opinião de Hernandes, seria uma alavancada para o setor. “Porém, é preciso organização dos criadores também. O conhecimento técnico é muito baixo e falta mão de obra especializada”, pontua.

De acordo com o secretário da Ovinomat, uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso (Senar-MT) está sendo firmada para a formação de profissionais no segmento de ovinos.

Consumo

O consumo de carne ovina tem crescido em Mato Grosso, frisa Hernandes. O principal impulsionador são as cozinhas gourmets. “A pessoa prova, acaba gostando e passar a consumir mais. A cozinha gourmet despertou este interesse”.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/397183/visualizar/