Sorriso define campanha para combater queimadas
Começa na próxima 6ª feira a campanha para prevenir e combater queimadas na área rural e na cidade. A definição foi tomada, hoje, em reunião entre o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Afrânio Migliari, representantes do Sindicato Rural, Aprosoja e demais entidades. O período critico com proibição das queimadas começa, no Estado, no dia 15 do próximo mês e acaba em setembro. São três meses em que o uso do fogo para limpeza e manejo das áreas é totalmente vetado e há multas com valores expressivos para os que insistirem em queimar.
Afrânio disse que o objetivo será trabalhar a conscientização ambiental para atenuar os impactos negativos dos incêndios florestais e queimadas. Também serão intensificadas as ações de monitoramento, fiscalização e responsabilização. "É momento em que a estiagem se intensifica e precisamos evitar o inicio de qualquer incêndio, pois o mesmo pode desencadear queimadas em proporções ainda maiores”, expôs.
O secretário salienta ainda os problemas relacionados a queimadas urbanas, “é preciso agir com conscientização ambiental, evitar ações como jogar tocos de cigarro em terrenos baldios e ao longo da BR-163 para evitar o surgimento de qualquer foco”, declarou, através da assessoria.
Em 2013, de janeiro a 30 de junho, os satélites de referência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), detectaram no Estado, 3.497 focos de calor. Somente em julho, foram registrados 550 focos, o que corresponde a 15,72% do percentual registrado, dados que demonstraram uma redução de 9,72% nos focos quando comparados a 01 de janeiro a 14 de julho do ano anterior.
Comentários