Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 19 de Junho de 2014 às 11:19

    Imprimir


A incidência de nematóides na cultura do algodoeiro está aumentando, de acordo com o levantamento que está sendo realizado em Mato Grosso há duas safras. Esse tema será abordado em uma das estações do Dia de Campo, que acontecerá na Fazenda Lagoa Dourada, em Campo Verde, no próximo sábado, dia 21.

O fitopatologista Rafael Galbieri, do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), apresentará os últimos dados do trabalho feito em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), com apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

O pesquisador cita como exemplo que, no último levantamento realizado há 11 anos, havia 5% de incidência de nematóide de galha nas lavouras de algodoeiro de Mato Grosso. No trabalho atual, essa incidência subiu para 23% e, para complicar a situação, esse nematóide está associado à murcha de fusarium, que representou 2% das amostras. A maior concentração está ocorrendo nas regiões centro leste (que tem Primavera do Leste como referência) e centro (em torno de Campo Verde).

O levantamento demonstra também que há grande relação entre a incidência de nematóides e a textura de solo. "Em texturas mais leves, os problemas com os parasitas são consideravelmente superiores", afirma o pesquisador. O trabalho confirmou ainda a grande influência da compactação de solo na produtividade do algodoeiro. Nesse sentido, medidas integradas de manejo de nematóide, que levem em consideração características físicas e químicas de solo, são necessárias e recomendadas para combater, ou pelo menos, conter o problema em Mato Grosso.





Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/397383/visualizar/