Aude garante que OAB pune práticas ilícitas de advogados e investiga mil
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB), Maurício Aude, afirma que atualmente 1,1 mil processos correm no Tribunal de Ética e Disciplina (TED) contra advogados envolvidos em possíveis quebra de conduta. “Temos atuado firmemente para coibir qualquer prática ilícita”, ressalta Aude em visita ao Grupo Rdnews.
O presidente do TED, João Batista Beneti, afirma que atualmente existem cerca de 19 mil advogados no Estado. Em 2013, dois advogados tiveram o registro cassado. Neste ano, até agora, foram três e a tendência é que este número cresça. Beneti ressalta ainda que em comparação a Mato Grosso do Sul, as ocorrências são menores, já que no Estado vizinho tem 16 mil advogados e existem mais de 6 mil processos.
Quando há o envolvimento contra qualquer advogado, segundo presidente, a OAB solicita uma cópia integral do inquérito e, em seguida, encaminha para o TED, que instaura um procedimento e analisa o documento. No caso dos advogados Alex e Kleber Tocantins, citados na 5ª etapa da Operação, Aude explica que vai ser instaurado um procedimento ético para verificar a situação de envolvimento dos dois no inquérito da Polícia Federal. “Em no máximo 30 dias deve sair o resultado da apuração”, garante.
Para sustentar o rigor que a Ordem tem atuado nesta questão, o presidente explica que nos últimos dias duas advogadas, que foram suspensas por três vezes e um advogado, que foi condenado por homicídio, tiverem o registro cassado. Os três recorrem da decisão. Acontece que, no caso das advogadas, existe a lei que se o legista obtiver 3 suspensões ele é excluído do quadro da OAB.
Comentários