Cidade voltará a ser distrito 'só se Deus quiser', diz prefeito
O prefeito de Paraíso das Águas Ivan da Cruz Pereira disse que o município voltará a ser disitrito ''só se Deus quiser". A entrevista foi publicada no site Brito News depois de reportagem publicada pelo Correio do Estado, na segunda-feira (16), sobre ação judicial do prefeito de Chapadão do Sul Luiz Felipe Barreto de Magalhões para anular a Lei Estadual nº 2.679 de 29 de setembro de 2003 que criou aquele município.
Luiz Felipe pretende obter de volta a área de Chapadão que foi doada para a formação do município caçula. Territórios de Costa Rica e Água Clara também foram desmembrados para composição de Paraíso.
Segundo o Brito News, a reportagem causou repercussão na cidade, inclusive com manifestação dos vereadores durante a sessão.
'Uma criança'
"Para o prefeito Ivan da Cruz Pereira, conhecido pelo apelido de ´XiXi´, a ação movida pelo ´Dr. Felipe não terá êxito, pois trata-se de uma lei e de uma sentença decretada pelo Supremo Tribunal Federal - STF", diz trecho da reportagem do site.
Ivan teria lamentado a atitude do colega que, segundo ele, ''conhece a realidade do novo município de Paraíso das Águas", cidade vizinha de Chapadão do Sul. O prefeito disse também que ''esta ação isolada não pode afetar a relação entre as duas cidades, já que Paraíso das Águas é uma cidade nova, considerada uma 'criança' e que depende muito de Chapadão do Sul''.
O prefeito Ivan lembrou que, no passado, no período de emancipação de Chapadão do Sul, o então Distrito denominado Paz de Paraíso, cedeu uma área de aproximadamente de 34 km de extensão até o dia 1º de janeiro de 2013.
A área hoje em discussão e motivo da ação do prefeito Dr. Felipe, segundo Ivan, equivale a menos de 1/5 do que Paraíso das Águas recuperou após a cedência para a emancipação de Chapadão do Sul.
"Nossa população e empresários podem ficar tranquilos, nossa emancipação foi conquistada com muita luta, garra e determinação e jamais conquistada com irregularidade, seguimos todos os requisitos da lei. Já foi julgado no STF. Para voltarmos na condição de distrito, só se Deus quiser", desabafou.
O Brito News teve acesso ao Diário Oficial do Estado de Mato Grosso, então República dos Estados Unidos do Brasil, de 18 de Outubro de 1.948, cuja lei estadual n° 153, de 12 de outubro de 1.948, apresenta os limites de território do então Distrito de Paz de Paraíso, cujo limite de município era no Rio Indaiá, conforme diz o documento. (Veja abaixo)
Repúdio
Todos os vereadores que fizeram uso da tribuna, inclusive o presidente da Casa, Anízio Sobrinho de Andrade (DEM), repudiaram a atitude do prefeito de Chapadão do Sul, mas afirmaram que a ação não influenciará jamais no bom relacionamento entre as cidades de Paraíso das Águas e Chapadão do Sul.
Comentários