Insurgentes iraquianos tomam posto fronteiriço com a Síria Posto fronteiriço de Al-Qaim, um dos três postos oficiais entre Síria e Iraque. Insurgentes lideram avanço jihadista sobre governo de Bagdá.
Insurgentes sunitas liderados pelo grupo jihadista Estado Islâmico no Iraque e no Levante (EIIL) tomaram o controle de um posto fronteiriço com a Síria, afirmaram neste sábado (21) fontes de segurança e testemunhas.
Os insurgentes, combatentes do EIIL e de outros grupos, controlam Al-Qaim e seus arredores, segundo um coronel da polícia, e várias famílias da cidade se uniram aos milhares de iraquianos que fogem dos combates.
Os rebeldes sírios do Exército Sírio Livre (ESL) e da Frente Al-Nosra (Al-Qaeda na Síria) tomaram há uma semana os arredores deste ponto estratégico tanto do lado sírio quanto do iraquiano. Durante a noite se retiraram da parte iraquiana, mas continuam controlando a zona da Síria.
Os jihadistas do EIIL, que desejam criar um Estado Islâmico na porosa fronteira com o Iraque, também estão presentes na Síria, onde avançaram na sexta-feira na província oriental de Deir Ezzor, uma importante vitória junto à tomada de Al-Qaim.
Comentários