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Nacional
Domingo - 22 de Junho de 2014 às 12:54

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Ainda com desapropriações a serem feitas nos dois lados da obra, a Trincheira da Jurumirim, na Avenida Miguel Sutil, é uma das obras mais esperadas pela população e tem novo prazo de conclusão agendado para o dia 31 de agosto deste ano, conforme novo cronograma fechado entre a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

No terceiro relatório de acompanhamento das obras da Copa elaborado pelo órgão fiscalizador, a obra executada pelo Consórcio Sobelltar-Secopa (formado pelas empresas Elenco Construções Ltda - líder -, Sobrenco Engenharia e Comércio e Construtora Tardelli Ltda.) por R$ 46.673.356,27 encontra-se com 89% dos serviços já concluídos.

Há mais de dois anos, o acesso ao trecho da Avenida Miguel Sutil, localizado desde antes da Avenida Trabalhadores até pouco depois do Hotel Global Garden – próximo do viaduto sobre a Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) –, foi bloqueado, o que prejudicou não somente o comércio local como os moradores da região.

Tony Ribeiro/MidiaNews

Rotatória da Avenida Trabalhadores: trânsito foi liberado, mas faltam serviços de sinalização e paisagismo Atualmente, quem passa pelo local já percebe o início da pavimentação interna de parte da trincheira (no sentido de quem sai do Viaduto da Fernando Corrêa), bem como da rotatória da Avenida dos Trabalhadores – já liberada para o tráfego, mas ainda sem sinalização e sem a execução do paisagismo previsto em projeto.

Do outro lado da trincheira (próximo ao Viaduto da Avenida do CPA), ainda há muito serviço a ser feito e a pavimentação interna e externa da obra ainda não foi iniciada.

Com 960 metros de extensão, essa é a maior de todas as trincheiras em execução como parte do plano de mobilidade da Copa do Mundo, resultado de um convênio entre o Governo do Estado e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Segundo o último levantamento feito pelo MidiaNews, em maio deste ano, quase R$ 40 milhões já haviam sido pagos à empreiteira – mais do que o valor inicial da obra, que era de R$ 39,3 milhões –, que já deveria ter entregue a obra à população há pelo menos um ano, segundo o cronograma inicial (leia mais AQUI).

De acordo com o site da Secopa, a obra segue em fase final de terraplanem e, em paralelo, seguem sendo executadas as vias marginais da trincheira, sendo que parte delas – ligada à rotatória da Avenida Trabalhadores – já se encontram aptas para uso, mas ainda sem sinalização.

A obra

Após a conclusão da obra, o motorista que vem da região do Coxipó com destino à Rodoviária, pelo trecho da atual rotatória da Avenida dos Trabalhadores, deverá passar por dentro da trincheira, enquanto quem quiser ter acesso à Avenida Fernando Corrêa da Costa deverá pegar a pista marginal do lado direito da rotatória para seguir o percurso.

Marginais começaram a ser pavimentadas: obra já se encontra com quase 90% dos serviços concluídos Já no trecho da rotatória da Avenida Jurumirim, o motorista deverá fazer um “mergulho” na trincheira para seguir em direção ao Coxipó ou trafegar pela via marginal esquerda da rotatória para ter acesso ao Centro.

A obra ainda prevê melhorias no trecho de 2,4 km entre a Rua Bela Vista, no bairro Jardim Leblon, e a entrada a Avenida Marechal Deodoro.

Convênio

A “trincheirona” faz parte do convênio fechado entre o Governo do Estado e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), no valor global de R$ 165,7 milhões, para construção de trincheiras e viadutos nos trechos urbanos das rodovias BRs 070/163/364 em Cuiabá e Várzea Grande.

Nesse conjunto estão inclusas ainda as trincheiras do Verdão e Santa Rosa, na Perimetral, além do Complexo Viário do Tijucal – conjunto de viaduto e trincheira –, obra em execução na Avenida Fernando Corrêa da Costa, e o Viaduto da Dom Orlando Chaves, que passa sobre a Avenida da FEB, em Várzea Grande.





Fonte: Mídia News

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