Bares e restaurantes registraram aumento de até 400% no faturamento com turistas para os jogos Mas, o incremento não pode ser comemorado por todos os estabelecimentos, em alguns locais a procura reduziu
Um levantamento prévio feito pelo Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Cuiabá (SHRBS) apontou que alguns bares e restaurantes de Cuiabá e Várzea Grande registraram o aumento de até 400% no faturamento somente no mês de junho. Mas, o incremento não pode ser comemorado por todos os estabelecimentos. Em alguns locais a procura reduziu.
De acordo com o presidente do sindicato, Luiz Carlos Oliveira Nigro, a grande procura se manteve concentrada na região da Praça Popular, no entorno da Arena Pantanal e do FIFA Fan Fest, nos bares do bairro Goiabeiras e na região do Aeroporto Internacional Marechal Rondon.
“Nesses locais a procura foi muito grande. Não foi por questão de publicidade ou investimento, mas sim por já serem locais conhecidos ou terem a sorte de estar na rota dos turistas a caminho da Arena Pantanal”, frisou.
Nigro explica que o Sindicato ainda não fechou o levantamento final com relação ao faturamento neste período.
“Alguns estabelecimentos investiram, até mesmo em estrutura para atender esses turistas, mas a demanda não foi tão distribuída quanto o esperado. Vamos reunir informações de todos os estabelecimentos para, aí sim, fechar este balanço”, ressaltou.
Segundo ele, o aumento foi registrado nos dias dos jogos da seleção brasileira e nas partidas realizadas na Arena Pantanal pela Copa do Mundo.
“Os turistas estão passando pouco tempo em Cuiabá, isso faz com que o aumento nesses setores sejam registrados nos dias dos jogos, que é quando a população e os turistas saem para comemorar”.
SETOR HOTELEIRO
Além de presidente do SHRBS, Luiz Carlos Nigro também é proprietário de um hotel em Cuiabá; ele afirma que o setor hoteleiro teve apenas oito dias para ‘recuperar’ os investimentos realizados pelos empresários visando este período.
“A expectativa não correspondeu com a realidade. Inicialmente, o setor não seria suficiente para atender a demanda, mas a procura foi passageira, os turistas chegavam a Cuiabá na véspera do jogo e iam embora ao dia seguinte à partida. Ao todo são oito dias com 100% de lotação”, destacou.
Para ele, a expectativa maior do setor é com o período pós-Copa.
“Estamos contanto com o tão falado legado da Copa. Neste período Cuiabá deixou de ser o 'patinho feio' das cidades-sedes, para despontar como a terceira melhor em vários requisitos. Os olhos estavam voltados para nós, e nós fizemos a nossa parte. Agora é só aguardar e ver como o mercado vai se comportar”.
A preocupação do setor já começa no dia 25 de junho, quando os turistas colombianos e japoneses deixam Cuiabá para dar sequencia ao tour pelo Brasil. “Para o dia 25 apenas 35% dos leitos continuam ocupados. Por mais que essa situação fosse esperada, o setor vai sentir e muito esse decréscimo na procura”.
EXPERIÊNCIA ÚNICA
“Os cuiabanos viveram com a Copa uma experiência única, de não apenas assistir os jogos, mas também poder vivenciar toda a mágica do campeonato. E não fizeram feio. Mostraram que Cuiabá está pronta para receber eventos de grandes portes e a receptividade dos cuiabanos foi comentada pelos milhares de turistas que visitaram a Capital”, diz Nigro.
Segundo ele, agora sim a população e os comerciantes sentiram o que realmente é ter turistas na cidade. “Estamos conhecendo o que é o turismo vivido diariamente por cidades como Rio de Janeiro e Gramado. É uma experiência única e que vai acrescentar e muito”.
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