Dia das Mães faz inadimplência no cheque subir em maio no Estado
A inadimplência nos cheques por falta de fundo atingiu 4,86% em maio. O volume verificado em Mato Grosso é superior ao índice de 4,59% verificado em abril. O desempenho é motivado pela sazonalidade do Dia das Mães, ocorrido no segundo domingo do quinto mês do ano. Em 2013 o percentual de inadimplência visto em maio havia sido de 4,69%.
Em maio foram compensados 619,2 mil folhas de cheques em Mato Grosso, destas retornaram por falta de fundos 30,1 mil, de acordo com dados do Serasa Experian.
O Serasa Experian revela que em abril haviam sido compensados 629,2 mil folhas e devolvidas 28,9 mil. Já em maio de 2013 as compensações somaram 674,8 mil cheques e as devoluções 31,6 mil folhas.
Os economistas do Serasa Experian frisam que o aumento verificado é reflexo da sazonalidade do Dia das Mães. Fato este verificado, inclusive, no cenário brasileiro. Em maio a inadimplência no cheque no Brasil foi de 2,17% contra 2,13% de abril e 2,15% de maio em 2013.
“Já o patamar mais elevado da inadimplência com cheques neste ano em relação ao ano passado – tanto no mês de maio quanto no acumulado do ano (janeiro a maio) — é reflexo de uma conjuntura dominada pelo encarecimento do custo do crédito (altas sucessivas das taxas de juros) e pela elevação da inflação. Tais fatores afetam negativamente a capacidade dos consumidores em honrar em dia os seus compromissos”, explica do Serasa Experian.
Ano
No acumulado do ano a inadimplência no cheque em Mato Grosso era de 4,82%, até o mês de maio. Em 2013 no período 4,73%.
Entre janeiro e maio 3,036 milhões de folhas de cheque foram compensadas no Estado, sendo que 146,2 mil retornaram por falta de fundos. Em 2013 haviam sido 3,329 milhões de compensações com 157,5 mil devoluções.
Hoje, no Estado, segundo especialistas, o uso de cheque tem caído apesar de a inadimplência seguir crescente. Quem pelo centro de Cuiabá, por exemplo, anda verifica que são raras as lojas que ainda aceitam cheque como forma de pagamento.
Comentários