Com produção em alta, PR deve colher safra histórica de trigo Estimativa no estado aponta em um ganho acima de 100% na produção. Safra total deve sofrer um pequeno recuo, segundo Deral.
A safra paranaense de grãos no Paraná deve atingir nesta temporada 35,7 milhões de toneladas, segundo estimativa do Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria de Estado de Abastecimento (Seab). O número leva em conta os grãos de verão, verão/outono e inverno das principais culturas.
Se confirmada a projeção, haverá um recuo de 2% na comparação com o volume de 2012/13, quando foram mais de 36,4 milhões de toneladas. A primeira safra de soja deve ser menor em 7%, totalizando 14,6 milhões de toneladas.
Já a a soja na modalidade 'safrinha' deve crescer 49%, indo a 194 mil toneladas. Conforme o Deral, apenas neste ano os produtores plantaram 106.598 hectares nesta segunda safra da oleagionosa, tamanho 32% acima da temporada passada.
De acordo com o Deral, a produção paranaense de milho em primeira safra também deve cair, indo a 5,3 milhões de toneladas, ou 24% a menos que no último ano. A segunda safra segue a mesma trajetória, recuando 3% e chegando a 9,9 milhões de toneladas.
Para o feijão, estima-se uma alta de 25% na produção em primeira safra e outros 23% em segunda safras.
Ao avaliar o desempenho das lavouras de trigo, o Deral projetou esta como a melhor safra de trigo da história do Estado, resultando em mais de 4 milhões de toneladas. Este resultado é 112% acima de 2012/13.
A área da cultura foi ampliada em 33%, em torno de 1,3 milhão de hectares.
Segundo o Departamento, o crescimento da safra 2014 do trigo se deve principalmente aos problemas climáticos do ano passado, com fortes geadas verificadas e até nevar em algumas regiões do Paraná.
Até o momento, 82% das lavouras de trigo do Estado já foram plantadas.
Comentários