Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Domingo - 29 de Junho de 2014 às 21:36

    Imprimir


O pizzaiolo Weber Melquis Venande de Oliveira, 24 anos, que confessou ter matado e queimado no forno de uma pizzaria a jovem Katsue Stefane Santos Vieira, 25 anos, será submetido a exame de insanidade mental, no dia 8 de julho. Desde a data do crime, praticado na madrugada do dia 2 de fevereiro de 2012, ele está preso no Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC) e a defesa vinha tentando relaxar a prisão preventiva em virtude da demora na data para realizar o exame.

O Ministério Público Estadual (MPE) foi favorável à realização do exame solicitado pelos advogados do réu com intuito de tentar provar que ele seria inimputável e não teria consciência do que estava fazendo quando esfaqueou e queimou a vítima. Desde que a juíza do caso, Maria Aparecida Ferreira Fago, da 12ª Vara Criminal de Cuiabá, acatou o pedido da defesa para realização do exame, em 2 de julho de 2012, o andamento processual está suspendo.

Em seu despacho, a juíza destaca que fez contato telefônico com o Instituto Médico Legal (IML) e agendou o exame de insanidade mental dia 8 de julho de 2014, às 8h, data mais próxima, conforme informado por uma servidora do IML. A magistrada mandou expedir intimação ao advogado do réu, Paulo Fabrinny Medeiros, para que tome conhecimento do dia em que seu cliente será submetido ao exame no Instituto Médico Legal.

Os exames, tanto de insanidade mental quanto toxicológico são peça chave no processo, pois a defesa do réu fez o pedido para tentar provar que ele seria inimputável, pessoa que por anomalia psíquica ou retardo mental não pode responder por si judicialmente. O Ministério Público Estadual (MPE) não se opôs. A juíza do caso acatou o pedido no dia 2 de julho de 2012 e suspendeu o andamento processual. O fato é que a demora motivou a defesa a ingressar com pedido de relaxamento da prisão preventiva.

No começo deste ano, a juíza Maria Aparecida Ferreira Fago chegou a a determinar o pagamento de R$ 10 mil para que dois peritos da rede particular fizessem o exame. Contudo, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Orlando de Almeida Perri não autorizou o pagamento.

Entenda o caso: Conforme a ação penal oferecida pelo Ministério Público, Weber é acusado de, no dia 3 de fevereiro de 2012, entre às 05h e 07h, na pizzaria Fornalha, localizada no bairro Barbado, em Cuiabá, ter desferido golpes de faca contra Katsue Stefane Santos Vieira e, em seguida, queimou seu corpo. Narra a denúncia que os crimes foram praticados por motivo fútil, por meio cruel e mediante recurso que dificultou a defesa da ofendida, com evidente intenção de matar, utilizando uma faca que foi apreendida no local do crime.

Quando foi ouvido pelo delegado do caso, André Renato Gonçalves, da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) ele disse que matou Katsue sem motivos, apenas porque sentiu vontade de matar após consumir drogas junto com a vítima dentro da pizzaria da família dele. Ele a convidou para usar droga no estabelecimento e em seguida cometeu o crime e queimou o corpo para eliminar os vestígios do assassinato.





Fonte: Só Notícias/Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/398069/visualizar/