Daltinho troca Câmara por AL
O suplente de deputado estadual Adalto de Freitas, o Daltinho (SD), desistiu de encarar a eleição ao cargo de deputado federal e tentará uma cadeira na Assembleia Legislativa.
O Solidariedade, partido do qual Daltinho é presidente, foi um dos anunciarem apoio à candidatura do deputado estadual José Riva (PSD) ao governo do Estado, justamente o motivo pelo qual o suplente diz ter recuado da corrida à Câmara Federal.
Conforme Daltinho, o projeto exigiria muito de si e acabaria prejudicando a candidatura majoritária de Riva, uma vez que se ele comprometeu a ajudar diretamente na campanha do social-democrata.
“Nós fomos chamados a ajudar na construção da majoritária, por isso, decidi desistir da Câmara. Isso vai me dar mais tempo para contribuir e também vai me ajudar no quociente eleitoral”, analisa.
O grupo de partidos que compõem o arco de alianças de Riva planeja lançar duas chapas de deputados estaduais e uma para deputados federais. O chapão proporcional deve possuir três vezes o número de vagas disponíveis. Desse modo, para a AL poderão ser confirmados 72 candidatos, já para a Câmara o número é de 24 postulantes.
Na primeira “frentinha” rumo à Assembleia estão indicados 22 nomes somente pelo PSD. A outra parte será composta por 20 candidatos dos demais partidos coligados: o Solidariedade, PT do B, PTC, PTN, PEN e PRTB.
Para a Câmara, a previsão é que pelo menos 12 postulantes sejam indicados por todas as siglas. O objetivo é eleger seis deputados estaduais social-democratas, três da coligação e dois candidatos a deputado federal.
Entre as opções a federal pelo grupo estão o vice-governador Chico Daltro (PSD) e o atua deputado Eliene Lima (PSD), que vai à reeleição. Nos bastidores, as informações dão conta de que Daltinho teria recuado ao analisar que poderia não obter sucesso no pleito tendo estes nomes na mesma disputa.
Ele, porém, nega que a mudança de pretensão seja uma estratégia. “Não tem nada de falta de espaço. Tem espaço para todo mundo”, garante.
Comentários