Ciclovias estão em total abandono
Um estudo apontou situação de total abandono das ciclovias de Cuiabá. As vias se encontram em condições precárias, fora dos parâmetros e sem a devida sinalização, o que causa riscos aos ciclistas.
A analise foi realizada pela Proteste Associação de Consumidores, que também avaliou as condições das ciclovias em outras 11 capitais.
Em Cuiabá, a avaliação constatou que além de melhorar a infraestrutura, as ciclovias precisam ser mais bem cuidadas e ampliadas.
Conforme a coordenadora institucional do Proteste, Maria Inês Dolci, a ciclo-faixa da Avenida das Torres não apresenta a infraestrutura adequada para uma via de grande movimento de carros e caminhões, não possui sinalização tanto para motoristas quanto para ciclistas. A faixa que deveria ser compartilhada entre ciclistas e pedestres é mais utilizada para acostamento ou estacionamento de carros. Em alguns trechos mais críticos, a faixa se tornou um lamaçal.
Na ciclovia da Avenida do Moinho, a situação encontrada foi ainda pior. Apesar de separada da via dos automóveis, as condições da via são de total abandono. Muitos buracos, poças de lama e até mesmo materiais de obras inacabadas foram depositadas no local. Conforme o Instituto, em alguns trechos, mal se consegue perceber que é uma ciclovia. Outra falha encontra é a falta de ligação entre a ciclo-faixa e a ciclovia das avenidas do Moinho e das Torres.
No bairro Pedra 90, há uma ciclo-faixa com separação dos automóveis, porém, ela se encontra em situação crítica, com diversos buracos, obstáculos, lama e muitos trechos impróprios para circulação
Os pesquisadores perceberam que neste bairro, muitas pessoas utilizam a bicicleta no seu dia-dia, pois nas portas de farmácias, padarias, mercados e praças, foram encontrados muitos bicicletários, contudo as vias não estão adequadas.
Comentários