Palestra em MS debate como prevenir lesões no manejo do gado Evento será realizado no dia 21 de julho, em Campo Grande. Estudo aponta perda de 500 g de carne por lesão na carcaça.
Palestra que será promovida no dia 21 de julho, em Campo Grande, vai debater como prevenir as lesões no rebanho bovino durante o manejo dos animais. O evento será ministrado pelo médico veterinário Renato dos Santos e tem o objetivo de alertar os pecuárias sobre essa questão e fornecer informações sobre como reduzir o número de lesões nas carcaças, mostrando que isso é possível com manejo racional.
“As lesões nas carcaças bovinas acarretam perdas não só econômicas, mas também na qualidade da carne, comprometendo a rentabilidade da atividade e a credibilidade do produto perante o consumidor. Lesões nas carcaças são decorrentes de erros de manejo com os animais no campo e no transporte até o frigorífico”, explica o médico veterinário.
Segundo Santos, um estudo pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), em Jaboticabal (SP), apurou uma perda média de 500 gramas de carne jogados fora por lesão na carcaça dos animais abatidos.
Ele aponta que essa perda fica dividida entre o pecuarista e o frigorífico, sendo que as lesões interferem na qualidade do produto que chega ao consumidor final, pois um corte com machucadura apresenta um aspecto ruim, com a apara já feita, proporcionando uma peça menor e sem padrão, que será rejeitada pelos consumidores mais exigentes. “Quanto mais grave for a lesão, maior será a perda”, conclui.
A palestra será realizada pela empresa HStore Beckhauser que comercializa equipamentos para manejo e controle dos rebanhos, em sua loja em Campo Grande, às 19 horas.
Comentários