Mato Grosso registra 280 candidatos à AL e Câmara
Mato Grosso registrou 280 políticos interessados em concorrer a uma das 24 vagas da Assembleia Legislativa e 91 à Câmara Federal na eleição deste ano. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas ainda não estão fechados.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ainda não analisou o mérito dos pedidos de candidaturas. A Corte tem até o próximo dia 5 para apreciar todas as solicitações.
Além disso, candidatos escolhidos em convenção que não tiveram o registro requerido por seus partidos podem requerê-lo por conta própria até sábado (12). Um exemplo disso são os do PSB.
A disputa ao cargo de deputado estadual deve contar com oito coligações diferentes, sendo três chapas do bloco de oposição, que tem Pedro Taques (PDT) como candidato ao governo; e duas do grupo que defende a candidatura de José Riva (PSD) ao Paiaguás.
As demais são as chapas que possuem como candidato a governador Lúdio Cabral (PT), José Roberto (PSOL) e José Marcondes, o Muvuca (PHS). Cada um destes vem com um chapão para deputado estadual.
Dentre os atuais membros da AL, apenas seis não vão buscar a reeleição em outubro, o que pode significar um índice baixo de renovação da bancadas. Entre eles estão Walter Rabelo (PSD), Mauro Savi (PR), Zeca Viana (PDT), Emanuel Pinheiro (PR) e Antônio Azambuja (PP).
Já na Câmara Federal oito vagas são ofertadas para Mato Grosso. Cinco dos atuais parlamentares buscarão a reeleição: Carlos Bezerra (PMDB), Valtenir Pereira (PROS), Nilson Leitão (PSDB), Ságuas Moraes (PT) e Eliene Lima (PSD).
Os demais seguirão outros projetos políticos como, por exemplo, o deputado federal Wellington Fagundes (PR), que disputará a eleição para o Senado. Já Júlio Campos (DEM) e Roberto Dorner (PSD) deixarão a política por vontade própria. (KA)
Comentários