Jayme Campos lidera corrida ao Senado Federal
O instituto Vox Populi também foi a campo pesquisar as intenções de voto para senador em Mato Grosso. Na modalidade estimulada, em que o eleitor é apresentado a um cartão com os nomes dos candidatos, o democrata Jayme Campos, que tenta a reeleição, aparece à frente dos adversários com 40% das intenções de voto.
Jayme é seguido por aquele que, até o momento, é seu principal adversário na disputa – e com quem tem travado bate-boca público -, o deputado federal Wellington Fagundes (PR), citado por 25% das pessoas entrevistadas. Assim como na pesquisa para o governo, a margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.
A coleta de dados aconteceu entre os dias 11 e 15 de julho, portanto antes da decisão do vereador Juca do Guaraná (PTdoB) de não disputar. Ele foi citado por 3% dos eleitores, aparecendo inclusive à frente do agricultor Rui Prado (PSD), que tem 2% das intenções de voto.
Gilberto Lopes Filho (Psol) e Amorézio (PHS) aparecem empatados com 1% das citações. Nove por cento dos entrevistados disseram não votar em ninguém, nulo ou branco. Outros 19% disseram não saber ou ficaram sem reposta.
Jayme Campos também se mantém à frente na sondagem espontânea, em que o eleitor é questionado sobre em quem votaria se a eleição fosse hoje. Neste caso, ele tem 6% da preferência do eleitorado, com Wellington Fagundes vindo atrás (2%). Outros candidatos citados somaram, juntos, 2%. Seis por cento disseram não votar em ninguém, em branco ou nulo. E a maioria esmagadora (84%) não soube ou não respondeu ao questionamento.
Apesar de liderar nas duas modalidades de pesquisa, Jayme Campos também tem o maior índice de rejeição entre os candidatos ao Senado. Doze por cento dos eleitores entrevistados disseram que não votariam de jeito nenhum no democrata.
A segunda maior rejeição é a do ex-candidato Juca do Guaraná – 9% não votariam nele de jeito nenhum. Amorézio é rejeitado por 6%, enquanto Wellington Fagundes e Rui Prado têm 5% de rejeição cada. Gilberto Lopes Filho tem apenas 3%.
Comentários