Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 26 de Julho de 2014 às 16:14

    Imprimir


Só no primeiro semestre de 2014, a Concessionária dos Serviços Públicos de Água e Esgoto de Cuiabá, a CAB Cuiabá, emitiu 676 notificações por furto de água. O aumento foi de 108% se comparado com 2013, quando foram notificados 326 caos no mesmo intervalo de tempo. Somente neste ano, 108 boletins de ocorrência foram registrados na Polícia Civil envolvendo as ligações clandestinas, que causam sérios danos ao sistema público de distribuição de água, gerando vazamentos, aumento dos custos de manutenção e contaminando as águas.

De acordo com o supervisor de Corte e Hidrometria da concessionária, José Gorganho, a fraude é toda a infração causada propositadamente pelo usuário para distorcer o real consumo da água. Quando comprovada, o usuário é notificado, paga multa, paga o consumo retroativo aos meses em que utilizou a água de maneira fraudulenta, arca com os custos de um novo hidrômetro e pode responder pelo crime de furto.

Um dos casos foi descoberto no condomínio Residencial Ana Maria. Segundo as equipes da CAB Cuiabá, foi detectada a existência de uma fraude, que em seguida foi confirmada pelos policiais da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decom). Sendo assim, a Decom passa a apurar crimes de furto e estelionato.

“Hoje temos um setor com várias equipes para atuar especificamente na fiscalização dos furtos de água. O aumento de notificações ocorreu justamente pela intensificação das fiscalizações. Os três tipos de ligações clandestinas mais comuns são as violações do lacre do corte, danificações do hidrômetro e desvios de ramal”, disse Jose.

Segundo o supervisor, os números devem aumentar ainda mais, já que as equipes estão sendo treinadas e devem começar a colaborar em breve nas fiscalizações. O furto de água também tem gerado o desperdício. “se não se preocupa com o uso racional, acaba gastando até três vezes mais água do que aquele que paga pelo consumo, devido os vazamentos nas gambiarras”, finalizou. 





Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/399605/visualizar/