Cresce demanda mundial por vinho
O consumo do vinho nos últimos anos tem subido não apenas em quantidade, mas também em diversidade. De acordo com a mais recente análise do banco internacional Rabobank sobre vinicultura, o grande mercado de vinhos se amplia através do mundo, conquistando novos públicos e indicando segmentação.
– Um dos desdobramentos mais importantes do mercado de vinho hoje é a mudança da base de consumidores, em termos tanto geográficos quanto demográficos – diz a analista Elena Saputo, do Rabobank.
Assim, a tendência crescente das companhias de vinho para conquistar sua fração num mercado diversificado é apostar na criação de marcas contemporâneas, com visual e sabores que se enquadrem nas preferências do perfil do novo consumidor do produto.
Apesar da queda de 2% nas importações dos Estados Unidos nos últimos quatro meses em relação a 2013, o país permanece sendo o maior destino de exportações da bebida, um pouco acima do Reino Unido: movimentaram no ano passado o equivalente a 3,947 bilhões de Euros e 3,732 bilhões de Euros, respectivamente.
Nova Zelândia foi o país que registrou o maior de volume de produção, de 25,3% enquanto o Chile sofreu a maior baixa neste quesito, de 8,9%. Argentina teve colheitas aproximadamente 8% menores em relação ao ano anterior. Dos grandes exportadores europeus, a Espanha foi o único que viu aumento de volume de 17% – mas desvalorização 3,3%. Nos Estados Unidos, as exportações cresceram 3,2% em volume e valorizaram 1,9%.
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