Mobilidade piora com rotatória Universitários reclamam de engarrafamento e falta de finalização na saída do campus e temem que situação fique ainda mais critica
Um mês após a conclusão da rotatória do viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, e motoristas e pedestres reclamaram de confusão no trânsito, engarrafamento e falta de sinalização. Estudantes da UFMT têm passado até 30 minutos presos no engarrafamento na saída do campus e temem que a situação piore com a conclusão do Parque do Barbado.
No dia 17 de junho, a entrada principal da universidade, pela avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, foi liberada. Desde então os motoristas que utilizam a rotatória, tanto para sair do campus, quanto para acessar ao Shopping Três Américas reclamam do local.
O maior problema da rotatória é o estreitamento das vias e o excesso de entradas na rotatória no sentido Coxipó-Centro. Neste sentido, se encontram duas pistas da avenida Fernando Corrêa, duas pistas da UFMT e mais uma dos fundos do shopping.
Conforme o motorista Alfonso Shultz, de 54 anos, o problema maior é que na lateral do viaduto, sentido Coxipó-Centro, a via fica estreita com apenas uma faixa e gera engarrafamento. “Aí não conseguimos entrar na rotatória, não conseguimos sair da UFMT ou dos fundos do shopping.”
A estudante Maíra Assunção, de 25 anos, afirmou que constantemente tem ficado presa no engarrafamento da região. “Está ainda pior do que antes de construírem o viaduto. Esta semana, eu passei 30 minutos para percorrer uma distância inferior a 50 metros. Nos horários de pico, eu prefiro sair pela outra entrada e dar toda a volta, porque fica impossível”.
A situação pode ficar ainda pior, já que a rotatória também vai receber veículos da Avenida Parque do Barbado, que está sendo executada. A obra de implantação da avenida Parque do Barbado fará a ligação entre a Fernando Corrêa da Costa e a Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho), duas das mais movimentadas avenidas de Cuiabá.
Conforme a coordenadora de Operação e Fiscalização de Trânsito da Secretaria de Transito e Transporte Urbano de Cuiabá, Nerimarcia Alves Pereira, uma dos problemas apontados pela secretaria é que muitos motoristas acessam o bairro Jardim das Américas, e posteriormente o shopping, usam a via ao invés de passarem por cima do viaduto e entrar na avenida Haiti, que era uma das rotas de desvio.
A coordenadora afirmou que ainda não chegou nenhuma reclamação na secretaria, mas que uma equipe de fiscalização vai observar o local nos horários de pico e estudar o que pode ser feito para dar mais fluidez ao trânsito da região.
Comentários