Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 04 de Agosto de 2014 às 09:53

    Imprimir


O Divisor

O prefeito municipal de Nova Marilândia Wener Santos (PR), recebeu Moção de Congratulações aprovada pela Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso, por ter tido seu município classificado entre os 10 melhores do estado no Índice Firjam de Desenvolvimento Municipal (IFDM).

A iniciativa partiu do Deputado Estadual Wagner Ramos (PR) que apresentou a proposição, reconhecendo a importância da avaliação feita pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAM), que colocou a cidade em nono lugar no ranking estadual das cidades melhor desenvolvidas. O município atingiu 0.7963 no índice que varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade.

Os dados foram divulgados em Junho pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico dos mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego e Renda, Educação e Saúde. Na área de emprego e renda, o município ocupa a 10ª posição; em educação 14º no ranking e em saúde, 26º lugar no estado.

Wener Santos agradeceu o parlamentar pela moção, e fez questão de destacar o resultado da pesquisa como reconhecimento ao trabalho iniciado pelo seu irmão Cidinho Santos, refletindo a boa fase do município.

Para ele, o processo de desenvolvimento socioeconômico é resultado de uma série de investimentos públicos e privados em vários setores, contribuindo com a transformação social e econômica de Nova Marilândia.

“Estamos satisfeitos com a posição de Nova Marilândia no ranking estadual de desenvolvimento municipal, isso é importante para nossa economia e é um reconhecimento ao trabalho que a nossa gestão tem feito no sentido de solidificar os nossos indicadores econômicos e sociais para que possamos avançar ainda mais economicamente” disse Santos.

Criado em 2008, o IFDM é feito exclusivamente com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. Sua metodologia possibilita determinar, com precisão, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.

Em 2014, a metodologia do IFDM foi aprimorada para captar os novos desafios do desenvolvimento brasileiro para esta nova década. O principal incremento foi situar o Brasil no mundo. A nova metodologia buscou padrões de desenvolvimento encontrados em países mais avançados, utilizando-os como referência para os indicadores municipais. Outro ponto importante foi a atualização de metas e parâmetros nacionais. Desenvolvimento Econômico - Nova Marilândia viveu o auge do garimpo na década de 90, mas com o fim dessa atividade precisou viabilizar novas alternativas para promover o desenvolvimento local.

Na década seguinte a cidade começou a passar por um processo de transformação. Os garimpos foram substituídos pela avicultura, a economia cresceu, se diversificou e se transformou em exemplo para outros municípios, ganhando destaque na mídia estadual e nacional. A partir dessa transformação, o sucesso de Nova Marilândia rendeu ao município várias premiações, como o prêmio Sebrae de Prefeito Empreendedor da região Centro-Oeste e do Estado de Mato Grosso, em 2006. Também recebeu o prêmio RDM de Gestão Pública, pelo projeto inovador do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O fim das dificuldades com o desenvolvimento e crescimento econômico da cidade veio acompanhado de avanços nas áreas de educação, saúde, infraestrutura, administração e social. 





Fonte: Spartacus Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/400050/visualizar/