Mais de 400 veículos são recuperados em seis meses
Quatrocentos e dois veículos foram recuperados pelas instituições de segurança pública na região de fronteira durante o primeiro semestre de 2014. No mesmo período do ano passado, as forças de segurança localizaram 167 veículos. O número de veículos recuperados na região de fronteira aumentou 140% se comparado com janeiro a junho de 2013.
Desse total, o Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) localizou 91 veículos sendo 26 automóveis de passeio, 22 caminhonetes e 19 motocicletas. Além disso, os policiais do Gefron encontraram ainda máquinas agrícolas, carretas, caminhões e até três embarcações roubadas.
De acordo com o comandante do Gefron, tenente-coronel PM Wankley Corrêa Rodrigues, os veículos recuperados estão sendo repatriados por meio da parceria firmada com a Polícia Boliviana em 2013. “Mato Grosso é um dos pioneiros entre os estados de fronteira no bom relacionamento com o país vizinho e com resultados positivos”, destacou o comandante do Gefron.
O tenente-coronel PM Rodrigues informou que através da parceria, seis veículos já retornaram para o Brasil neste ano. “A Polícia Boliviana realiza ações em San Mathias e região, recupera o veículo e depois a inteligência do Gefron se desloca com o proprietário do veículo roubado até o outro País para repatriar o veículo”, explicou.
Troca de informações, aumento na apreensão de entorpecentes e fortalecimento do trabalho de inteligência são outros fatores que estão melhorando o trabalho do Gefron por meio da parceria com a polícia boliviana. “Não está mais tão fácil para o criminoso realizar esse tipo crime achando que nada pode acontecer. Hoje temos um trabalho bastante integrado com a polícia boliviana e teremos, com certeza, a diminuição da violência na fronteira”, afirmou o tenente-coronel.
Atualmente o grupamento especializado de fronteira mantém contato direto com a polícia boliviana. “A polícia boliviana passou a participar das reuniões do GGI Fronteira e, posteriormente, foram traçadas ações de cooperação para o enfrentamento ao narcotráfico e crimes conexos que acontecem na região de fronteira”, disse o comandante.
Comentários