Polícia Civil investiga crime de peculato em Vila Rica
A Delegacia de Polícia Judiciária Civil no município de Vila Rica (1.259 km a Nordeste), apreendeu no sábado (02.08), dois maquinários da Prefeitura Municipal, realizando obras em propriedade rural particular. Um inquérito policial foi instaurado para apurar o caso e indiciar os responsáveis.
Segundo a Polícia Civil, uma máquina retroescavadeira e um trator foram apreendidos em uma fazenda localizada a 18 km do centro urbano. Durante diligências no local, os investigadores constataram que a propriedade rural estava sendo beneficiada com a utilização indevida das máquinas da Prefeitura. Também ficou comprovado que a fazenda era administrada pelo vereador José Carlos dos Santos, conhecido como “Tiririca”.
As investigações apontam que a máquina retroescavadeira foi adquirida com recurso Federal e deveria ser utilizada em obras para melhoria da mobilidade na região rural, recuperação de estradas, entre outras funcionalidades, proporcionando melhor qualidade de vida e segurança a população.
Além do desvio do maquinário para fim diverso do autorizado em lei, houve a apropriação do combustível, pois a retroescavadeira era abastecida na conta da Prefeitura Municipal.
As diligências continuam para conclusão do inquérito policial. O delegado João Biffe Junior realiza oitiva de testemunhas, e irá ouvir nos próximos dias os secretários municipais de Obras e de Agricultura.
Os envolvidos podem responder pelo crime de peculato previsto no artigo 312 do Código Penal Brasileiro.
Comentários