Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Segunda - 11 de Agosto de 2014 às 08:16

    Imprimir


O número de roubos e furtos de automóveis e motocicletas nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande aumentou em 51% comparativamente entre o período de janeiro a julho de 2014 e 2013. As estatística da Polícia Civil apontam que as duas cidades registram um total de 2.713 casos e no ano passado foram 1.787. Apresenta crescimento também o número de veículos recuperados, com 1.641 registros contra 1.204 no ano passado, o que denota crescimento de 26%. 


A análise dos dados aponta que foram consumados 534 roubos a veículos na cidade de Cuiabá e outros 424 na cidade de Várzea Grande. Os indicadores de roubos de motos mostram que a maior parte desses crimes foi registrado na cidade de Várzea Grande, que acumula de janeiro a julho 641 queixas contra 326 em Cuiabá.

O comandante do Grupamento Especializado em Fronteira (Gefron), tenente-coronel Wankley Corrêa, aponta que boa parte desses veículos ainda tem cidades da Bolívia como destino. No entanto, pondera que há um trabalho ostensivo desenvolvido com a Umidade Móvel de Policiamento Rural (Umopar) para fiscalização.

No entanto, com uma faixa de 700 quilômetros de fronteira seca compreendendo 28 municípios e ainda 200 quilômetros de fronteira molhada, o Gefron dispõem de apenas 100 policiais que atuam nas bases fixas instaladas na região conhecida como ‘Avião Caído’ (Porto Esperidião); Matão (instalada na região de Pontes e Lacerda); Vila Cardoso (Porto Esperidião).

Apesar do efetivo reduzido, o secretário de segurança de Mato Grosso, Alexandre Bustamente, cita investimentos no aparato tecnológico como estratégia. “A competência para fazer o patrulhamento é federal, mas temos acordos com o Governo Federal e pleiteamos a construção de uma base aérea na região de Cáceres ou Tangará. Nós temos de considerar que o crime é dinâmico. Quando atuamos em uma linha, automaticamente, a criminalidade inova, busca alternativas”.

Para reforçar a segurança na fronteira convênio foi firmado entre o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que totaliza 7,5 milhões. Parte dos equipamentos que irão auxiliar as ações já foram entregues a Mato Grosso. 





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/400550/visualizar/