Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 05 de Setembro de 2014 às 09:59

    Imprimir


Dez pessoas passaram mal devido a um vazamento de amônia em um frigorífico, localizado às margens da MT-208, ontem. O Corpo de Bombeiros confirmou, ao Só Notícias, que foi acionado para atender a ocorrência, porém, a maior parte das vítimas já tinha sido encaminhada ao hospital em veículos da própria empresa.

Os bombeiros entraram no local, fizeram a varredura e verificaram o isolamento do vazamento. “Os primeiros procedimentos, que é a evacuação do local e contenção do vazamento foram feitos pela brigada interna da empresa, que já tem um treinamento para atender esse tipo de ocorrência”, confirmou o subtenente Manoel Jorlande Costa de Assis.

O vazamento teve início no final da manhã. Segundo relatos, um dos encarregados do setor sentiu o cheiro e começou a evacuar a área. A causa do vazamento não foi informada. As pessoas atingidas tiveram dificuldades respiratórias e sintomas de intoxicação.

A amônia é um gás tóxico e corrosivo na presença de umidade, agindo principalmente ao sistema respiratório, exercendo uma ação corrosiva e causando grande irritação. Sua inalação causa tosse, dificuldades respiratórias, inflamação aguda do sistema respiratório, edema pulmonar, formação de catarro, secreção de saliva e retenção de urina. Sua presença no ar causa irritação nos olhos imediatamente.

No Brasil o anexo número 11 da Norma Regulamentadora 15 (NR 15) determina que no ambiente de trabalho a concentração máxima para uma exposição semanal de até 48 horas é de 20 ppm e na caracterização desta situação o ambiente é considerado medianamente insalubre. A inalação de amônia em altas concentrações produz um acesso de tosse violento devido a sua ação nas vias respiratórias. Se não for possível escapar rapidamente do local, a vítima sofrerá forte irritação dos pulmões, edema pulmonar e até mesmo a morte.

Caso amônia liquida seja engolida, ela causará uma corrosão severa da boca, garganta e estômago. A exposição às altas concentrações do gás pode causar queimadura nos olhos e cegueira temporária. O contato direto dos olhos com amônia liquida causará queimaduras muito sérias nos olhos. O contato da amônia com a pele, dependendo da intensidade, poderá causar irritação ou queimaduras.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/400834/visualizar/