BR-163 em MT terá serviço de atendimento às vítimas de acidentes Ambulâncias serão distribuídas ao longo de quase 851 km da rodovia Concessionária vai administrar rodovia pelo prazo de 30 anos.
A Rota do Oeste, empresa da OdebrechtTransport, confirmou para a segunda quinzena de setembro o início dos serviços operacionais aos usuários da BR-163 no trecho de quase 851 quilômetros (850,9 km) entre a divisa com Mato Grosso do Sul e o município de Sinop (MT). A partir do dia 20, um total de 18 ambulâncias será distribuído na extensão.
O pacote inclui 13 veículos de resgate e cinco com UTIs para casos graves, dispostas a cada 50 quilômetros oa longo do trecho concedido, segundo anunciou a empresa. O tempo previsto para o atendimento é de até 20 minutos no caso de ambulância resgatista e de até 90 minutos para as que possuem a Unidade de Terapia Intensiva, diz a Rota do Oeste.
Conforme programação da empresa, além do atendimento pré-hospitalar também serão incorporados posteriormente serviços de guinchos, central telefônica, além de 18 bases de atendimento aos motoristas.
O diretor de operações da concessionária, Fábio Abritta, estimou uma queda de 30% no número de mortos já nos primeiros dois anos de concessão. A queda leva em conta o conjunto de melhorias realizadas na rodovia, além do atendimento pré-hospitalar disponibilizado.
“Será disponibilizada uma estrutura de atendimento aos usuários que suprirá uma deficiência existente hoje na rodovia. Há casos de vítimas que são socorridas por outros usuários e conduzidas de maneira inadequada porque não há disponibilidade de socorro imediato”.
Em 2013, 146 pessoas morreram vítimas de acidentes ao longo de 850 quilômetros da BR-163 em Mato Grosso, apontam os dados da Polícia Rodoviária Federal. O número representou 49% do total de vítimas fatais registradas nas rodovias federais no Estado.
As obras
A Odebrecht vai explorar a rodovia federal entre Itiquira, na divisa com Mato Grosso do Sul, até Sinop (MT), pelo prazo de 30 anos, porque venceu o leilão realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), dentro do Plano de Investimento em Logística (PIL), ainda em novembro do ano passado. Ofereceu menor valor de pedágio, de R$ 2,638/eixo a cada 100 quilômetros.
As atividades ao longo da rodovia federal já começaram, mas de forma fracionada. O cronograma de duplicação foi aberto em Rondonópolis, no trecho entre o município de Rondonópolis ao terminal de cargas da América Latina Logística (ALL), ainda em junho. Em julho, começou-se a recuperação dos 80 quilômetros entre o Posto Gil e Nova Mutum.
Em agosto foi a vez da recuperação profunda de pavimento na rodovia dos Imigrantes, no contorno Cuiabá, entre os quilômetros 495,3 e 524.
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