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Sexta - 05 de Setembro de 2014 às 23:49

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Por dia, cerca de 70 mil veículos trafegam pela BR-163 em MT
Leandro J. Nascimento/G1
Leandro J. Nascimento/G1

A Rota do Oeste, empresa da OdebrechtTransport, confirmou para a segunda quinzena de setembro o início dos serviços operacionais aos usuários da BR-163 no trecho de quase 851 quilômetros (850,9 km) entre a divisa com Mato Grosso do Sul e o município de Sinop (MT). A partir do dia 20, um total de 18 ambulâncias será distribuído na extensão.

O pacote inclui 13 veículos de resgate e cinco com UTIs para casos graves, dispostas a cada 50 quilômetros oa longo do trecho concedido, segundo anunciou a empresa. O tempo previsto para o atendimento é de até 20 minutos no caso de ambulância resgatista e de até 90 minutos para as que possuem a Unidade de Terapia Intensiva, diz a Rota do Oeste.

Conforme programação da empresa, além do atendimento pré-hospitalar também serão incorporados posteriormente serviços de guinchos, central telefônica, além de 18 bases de atendimento aos motoristas.

O diretor de operações da concessionária, Fábio Abritta, estimou uma queda de 30% no número de mortos já nos primeiros dois anos de concessão. A queda leva em conta o conjunto de melhorias realizadas na rodovia, além do atendimento pré-hospitalar disponibilizado.

“Será disponibilizada uma estrutura de atendimento aos usuários que suprirá uma deficiência existente hoje na rodovia. Há casos de vítimas que são socorridas por outros usuários e conduzidas de maneira inadequada porque não há disponibilidade de socorro imediato”.

Em 2013, 146 pessoas morreram vítimas de acidentes ao longo de 850 quilômetros da BR-163 em Mato Grosso, apontam os dados da Polícia Rodoviária Federal. O número representou 49% do total de vítimas fatais registradas nas rodovias federais no Estado.

As obras

A Odebrecht vai explorar a rodovia federal entre Itiquira, na divisa com Mato Grosso do Sul, até Sinop (MT), pelo prazo de 30 anos, porque venceu o leilão realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), dentro do Plano de Investimento em Logística (PIL), ainda em novembro do ano passado. Ofereceu menor valor de pedágio, de R$ 2,638/eixo a cada 100 quilômetros.

As atividades ao longo da rodovia federal já começaram, mas de forma fracionada. O cronograma de duplicação foi aberto em Rondonópolis, no trecho entre o município de Rondonópolis ao terminal de cargas da América Latina Logística (ALL), ainda em junho. Em julho, começou-se a recuperação dos 80 quilômetros entre o Posto Gil e Nova Mutum.

Em agosto foi a vez da recuperação profunda de pavimento na rodovia dos Imigrantes, no contorno Cuiabá, entre os quilômetros 495,3 e 524. 





Fonte: Do G1 MT

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