Uma em cada dez pessoas que passam pelo bafômetro está embriagada Nesta quinta, governo entregou 28 viaturas para fiscalização
Uma em cada dez pessoas submetidas ao bafômetro em São Paulo acaba multada por estar embriagada, apontam números divulgados na manhã desta quinta-feira (18) pelo governo do Estado.
De acordo com o levantamento, desde o carnaval de 2013, quando foi lançado o programa Direção Segura, foram aplicados 21.037 testes de etilômetro. Ao todo, 2.132 pessoas foram autuadas por embriaguez ao volante. Dessas, 376 cometeram crime de trânsito.
Quando o bafômetro aponta 0,05 miligrama de álcool por litro de ar expelido, o motorista é multado em R$ 1.915,40 e tem suspenso o direito de dirigir por um ano. A partir de 0,34 mg, o caso é considerado também crime de trânsito.
De acordo com o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado, Júlio Semeghini, responsável pelo Detran, o número de pessoas fora da lei, em relação ao total, tem diminuído.
— [Desde o início da Lei Seca] houve uma redução significativa, principalmente, na parte de crimes de trânsito. Em algumas situações, a queda chegou a até 47%. Em relação a acidentes, houve uma queda menor, em torno de 5,71%. Mas a gente percebe uma queda, principalmente, onde há uma maior fiscalização.
Nesta quinta, o governo entregou 28 viaturas para ampliar as operações. Segundo Semeghini, as viaturas devem atuar em regiões em que a incidência de embriaguez ao volante é mais comum.
— Essas regiões foram calculadas por dados, por estatísticas de polícia sobre onde têm sido apreendido o maior número de pessoas por causa da alcoolemia, acima de tudo tem tido maior acidente, principalmente os fatais.
Comentários